Mais 120 pacientes são beneficiados com cirurgias oftalmológicas

publicado: 09/03/2016 12h21

“É um sonho tudo isso, agora vou poder enxergar melhor. Tinha mais de três anos que esperava por essa cirurgia, eu estava sofrendo muito”, disse dona Zumira de Souza, de 66 anos, ao entrar no centro cirúrgico do Hospital Municipal, no último sábado (5), para realizar o sonho de enxergar melhor.

Outros 120 pacientes também foram beneficiados com as cirurgias oftalmológicas realizadas no final de semana pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). “Graças a Deus que chegou na hora certa, no momento em que mais eu estava precisando”, destacou a aposentada Maria da Cruz, que fez cirurgia de catarata.

Este foi o segundo mutirão de cirurgias oftalmológicas, ação da Semsa cujo objetivo é reduzir a lista de espera pelos procedimentos, já que há mais de 10 anos os serviços não eram disponibilizados pela rede pública do município. Além de cirurgia de catarata, também foram realizadas cirurgias de pterígio, vitrectomia e glaucoma.

Todos os pacientes que participam dos mutirões recebem um kit oftalmológico composto por óculo e colírio. Para o prefeito Valmir Mariano, esse é mais um avanço na saúde, “temos trabalhado muito para ofertar novos serviços de saúde em nosso município, além da disponibilização desse atendimento oftalmológico, já entregamos a UPA e implantamos o Centro de Especialidades, tudo isso foi novidade na rede pública de saúde, que alcançamos nestes três anos de governo”, destacou.

Acesso aos serviços

Neste mês de março a Semsa disponibiliza 1360 consultas oftalmológicas. O agendamento dessas consultas é realizado nas unidades básicas de saúde, por meio do encaminhamento do clínico geral.

As consultas oftalmológicas são realizadas no Centro de Especialidades Integradas (CEI). O oftalmologista avalia a situação do paciente e o direciona para o tratamento adequado, aqueles que necessitam de cirurgia recebem encaminhamentos para exames pré-operatórios e passam por nova consulta para avaliação das suas condições para participar de procedimento cirúrgico.

Karine Gomes
Assessoria de Comunicação | PMP