LANÇAMENTO DE PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO EM PARAUAPEBAS REÚNE 400 EDUCADORES

publicado: 06/02/2018 19h51

Na noite da última sexta-feira, 2, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou o lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) para a Educação Infantil e o Novo Mais Educação – edição 2017/2018.

O evento, ocorrido no plenário da Câmara Municipal, teve por objetivo apresentar as propostas, ações e diretrizes do Pnaic aos mais de 400 profissionais da educação – professores, coordenadores, gestores, além de mediadores e articuladores do Novo Mais Educação – contemplados com esta nova etapa do programa.

Aderido pelo município em 2013, o Pnaic contemplava apenas o 1° ciclo (ciclo alfabetizador). Já nesta nova etapa passa a abranger a educação infantil (pré-escola) e o Programa Novo Mais Educação.

Segundo a coordenadora local do Pacto, Rosinalva Alves dos Santos, com a ampliação serão contemplados mais de 800 educadores e cerca de 20 mil alunos dos seguimentos envolvidos serão beneficiados.

“O programa tem um ótima proposta. As avaliações em larga escala como ANA e o próprio Ideb têm nos mostrado grandes avanços com relação a questão da proficiência dos nossos alunos e os resultados das próprias escolas têm evidenciado que os alunos estão realmente se alfabetizando. Eu acredito que com essa ampliação os resultados serão ainda melhores”, aponta a coordenadora.

Ivete de Lourdes Zanchetta, professora na Escola de Educação Infantil Leide Maria Torres, participou do evento e afirma estar muito contente em ter sido contemplada com o programa. “O material que será disponibilizado para a gente, as técnicas de ensino, a ampliação das discussões sobre o assunto, com certeza farão uma grande diferença para o nosso trabalho, gerando ótimos resultados para nossas crianças”.

PNAIC

O Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos Estados e municípios visando garantir que todos os estudantes do sistemas público de ensino estejam alfabetizados plenamente até os 8 anos de idade (final do 3º ano do ensino fundamental), além de reduzir a distorção idade-série na Educação Básica, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho dos professores.

Para o alcance desses objetivos, as ações do Pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.

Também participaram do evento a diretora técnica-pedagógica da Semed, Veronice Coelho; a coordenadora regional do Pnaic, Jardelina Soares Ramos; a coordenadora do setor de Educação Infantil da Semed, Maria Edna Silva Cruz; a coordenadora do Programa Novo Mais Educação, Célia Rodrigues Brandão; e a formadora Poliana dos Santos Santana.

Texto: Messania Cardoso | Semed
Fotos: Bruno Cecim