Lançamento da I Mostra de Turismo e Negócios de Parauapebas

publicado: 29/09/2021 11h15

O evento lançado no Dia Mundial do Turismo deve compor o calendário de datas comememorativas do município

O lançamento da I Mostra de Turismo e Negócios de Parauapebas foi surpreendente. Um marco no processo de consolidação do turismo como nova matriz econômica, que aliás, já é fonte de emprego e renda para inúmeras famílias do município. A solenidade de abertura ocorreu na noite desta segunda-feira, 27, na Praça de Eventos e contou com a participação de autoridades locais, de outros municípios e Estado.

O secretário adjunto de turismo do Maranhão, Hugo Veiga, que também é pesquisador e professor na área, fez sua avaliação sobre o evento e sobre o destino Parauapebas. “Fiquei encantado, né? Não conheço nenhum destino turístico nacional que tenha avançado tanto em tão pouco tempo. Arrisco dizer que é um case para o Brasil. Ver uma estrutura dessas, de nível internacional até eu diria, a população abraçando e começando a ter a noção do que é a atividade turística, de que ela pode gerar desenvolvimento regional, emprego e renda, isso me deixa muito feliz”.

Rodrigo Mota, secretário de Turismo de Parauapebas, elogiou o trabalho realizado pelo governo em prol de uma cidade melhor para seus habitantes e consequentemente, para os turistas. “O excelente trabalho que está sendo feito pelas demais secretarias, reflete positivamente no turismo de Parauapebas, a exemplo do PMI, que foi lançado recentemente e vai impactar no turismo da nossa cidade. O lançamento da I Mostra de Turismo e Negócios superou nossas expectativas e tenho certeza que vamos colher bons frutos depois desse grande evento”.

O secretário especial de governo, Keniston Braga, disse que “Parauapebas está se colocando em um patamar que muito em breve estará na equivalência dos grandes destinos turísticos do país”. “Temos uma floresta ao lado, uma flor que só nasce aqui na Serra dos Carajás, temos características naturais e únicas, que são atrativos para o mundo. Esse evento é uma demonstração clara de que estamos preparados para receber e produzir divisas econômicas a partir da atividade turística do nosso município”, ressaltou o secretário.

O vice e o prefeito de Parauapebas, João Trindade e Darci Lermen, prestigiaram o evento. “Estou encantado. Estamos no caminho certo, o desenvolvimento. Temos que viabilizar outras matrizes econômicas e é isso que esse governo está fazendo. E o que a gente vê aqui é resultado de união. Parauapebas está se preparando para servir o mundo”, disse o vice-prefeito. “Aqui nós estamos dando um pequeno sinal do que vai acontecer nessa cidade. Venha pra cá, venha conhecer a I Mostra de Turismo e Negócios do nosso município, tá linda a estrutura”, convidou Darci Lermen.

Quem vê a estrutura pelo lado de fora já se surpreende com a grandeza do evento, mas a maior riqueza só pode ser notada depois que a pessoa entra e se depara com a mostra da quantidade de atrativos e produtos turísticos que Parauapebas possui. De tão grande e com opções variadas de lazer e negócios, logo na entrada, o visitante recebe um mapa que vai nortear sua visita no local.

“É um evento que busca valorizar o turismo da nossa região e serve de entretenimento, para que todos nós possamos aproveitar com a nossa família e amigos. Tá muito bom mesmo”, disse a professora Daniele Almeida, que aproveitou a mostra ao lado do seu filho. Agências de receptivo em turismo, empreendedores de balneários e hotéis, passarela gastronômica, circuito de aventura e apresentações culturais podem ser apreciadas gratuitamente por toda família, de 18h às 22h, até o próximo dia 3 de outubro.

Clique aqui, se inscreva para as capacitações e confira a programação completa da I Mostra de Turismo e Negócios de Parauapebas.

Texto: Rayssa Pajeú

Foto: Elienai Araújo, Rayssa Pajeú e Renato Resende