JOVENS TUTORES RECEBEM CAPACITAÇÃO PELA SEMED

publicado: 29/05/2017 19h43

Jovens estudantes do ensino médio, selecionados para atuarem como tutores de alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino, por meio do projeto “Tutoria do Ensino Médio e Qualificação Profissional: Possibilitando Novas Perspectivas aos Educandos”, iniciaram na tarde da quarta-feira, 25, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) mais uma etapa de sua formação.

A aula inaugural, ofertada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Ensino dos 3º e 4º Ciclos, foi marcada pela presença de representantes das entidades envolvidas na ação, que proferiram discursos de estímulo e incentivo aos jovens.

Na ocasião, os estudantes receberam cartas nominais escritas por educadores da Semed. As epístolas trouxeram mensagens de incentivo, fé e esperança e emocionaram os alunos.

Os educandos iniciaram a primeira etapa da formação, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ainda em janeiro e irão participar das duas concomitantemente durante praticamente todo o ano de 2017, enquanto realizam também as atividades de apoio pedagógico. Eles terão que conciliar as formações, os estudos no ensino médio e a tutoria.

Segundo a coordenadora do Departamento de Ensino dos 3º e 4º Ciclos da Semed, Valdelice Cardoso, a formação garantida pela Semed visa habilitar os tutores a trabalharem com foco nas maiores dificuldades dos alunos do ensino fundamental.

“Já fizemos o levantamento dos alunos que irão receber o apoio pedagógico, como também de suas necessidades, objetivando capacitar os tutores de acordo com essas necessidades”, informa a coordenadora, frisando que os jovens receberão todo o apoio do qual necessitam dentro das escolas as quais irão atuar.

O secretário de Educação, Raimundo Neto, acredita que a ação além de gerar novos conhecimentos agregará novos valores. “É sempre bom ofertarmos oportunidades aos nossos jovens para que eles possam construir novos valores, novos conceitos, gerando assim mudanças de atitude e a construção de uma sociedade melhor”.

Representando os demais jovens tutores, Caio Roberto dos Santos Oliveira, 16 anos, falou de sua gratidão e expectativas em relação à tutoria. “Somos muito gratos por essa oportunidade. Todos aqui são alunos bons, esforçados, que com certeza merecem estar onde estão. Nós iremos retribuir a confiança que vocês depositaram em nós e realizar um bom trabalho para que os resultados sejam os melhores”.

O PROJETO

Idealizado pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Ministério Público do Trabalho (MPT-PA), em parceria com a Vale, Senai e as secretarias de Educação do Estado (Seduc) e do município, o projeto visa melhorar o rendimento e o aprendizado dos estudantes, contribuindo para sua formação intelectual, cidadã e de futuro profissional.

Por meio da iniciativa, 19 estudantes da rede estadual atuarão como tutores de 95 alunos do 6º ano do ensino fundamental das Escolas Chico Mendes II e Paulo Fonteles de Lima, oportunizando assim, a estes últimos, apoio pedagógico nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

A gerente de Educação da Vale no Pará, Carmene Abreu, junto com outros representantes da instituição também participaram da aula. Para Carmene, a iniciativa do Ministério Público “é louvável” e a parceria com certeza gerará bons resultados.

“Nós estamos plantando uma enorme semente, pois esses 19 jovens terão um papel de multiplicar tudo o que estão aprendendo e de influenciar outros alunos. Eles serão agentes multiplicadores de conceitos, valores e não somente de conteúdos”, observa a educadora.

A diretora-sede do Estado em Parauapebas, Ana Maria Sousa Santos, se orgulha da parceria e garante que seus alunos estão se dedicando ao máximo. “Estamos apostando nesse projeto. Ele traz aos nossos alunos a oportunidade de aprenderem ensinando, de desenvolverem novas habilidades e ainda ajudarem outros alunos e, para que isso aconteça, eles estão se esforçando”.

Texto: Messania Cardoso | Semed
Fotos: Bruno Cecim