JOGOS OLÍMPICOS DO CAMPO PREMIAM ESCOLAS CAMPEÃS

publicado: 12/11/2018 19h47

Joec reuniu mais de 300 alunos-atletas. “Antônio Vilhena” foi a grande campeã seguida

por “Santa Tereza” e “Crescendo na Prática”

Alegria e muita comemoração marcaram o encerramento da segunda edição dos Jogos Olímpicos das Escolas do Campo (Joec). Depois de competições acirradas envoltas em muita disciplina e espírito esportivo, os times destaques receberam os tão esperados troféus e medalhas. A cerimônia de premiação foi na tarde da sexta-feira, 9, na quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oziel Alves Pereira, localizada na Palmares II.

Futsal, handebol, queimada, atletismo, dama e xadrez. Com o tema “A importância da solidariedade na escola e na sociedade”, o Joec reuniu mais de 300 alunos-atletas de nove escolas municipais: Alegria do Saber, Jorge Amado, Santa Tereza, Gonçalves Dias, Monteiro Lobato, União do Povo, Antônio Vilhena, 18 de Outubro e Crescendo na Prática. As escolas Oziel Alves Pereira e Crescendo na Prática sediaram as disputas.

A aluna do 7º ano da Escola Crescendo na Prática, Kemilly Karoline, 12, mostrou que é boa no tabuleiro. Em 2017, ela ficou em 3º na competição e este ano alcançou o 1º lugar. Ela ressaltou um dos benefícios do esporte e deu uma dica para todos os atletas. “Xadrez é uma coisa muito boa, deixa a gente calma. Eu tinha tudo pra perder, mas com fé eu ganhei e eu digo isso pra todos: sempre vai com fé”.

Geisiane Jardim, 13, cursa o 8º ano na Escola Santa Tereza e esteve entre os destaques. Ela participou das competições de futsal e handebol, mas foi na queimada que ganhou o 1º lugar. “Nós ganhamos, perdemos, mas competimos. Foi muito legal, eu gostei demais. É a primeira vez que recebo uma medalha e foi de primeiro lugar”, comemorou.

REFERÊNCIA

Segundo o secretário de Educação, Raimundo Oliveira Neto, o município de Parauapebas tem investido e, consequentemente, se destacado no esporte escolar. “Hoje, Parauapebas já é referência no esporte escolar, participamos de competições nacionais. E esse é um momento especial porque estamos nos destacando também em atividades voltadas para o campo”, destacou o gestor, para observar que o Joec já faz parte do nosso calendário escolar.

Com os jogos, acrescentou Neto, os alunos desenvolvem melhor disciplina. “O esporte além de ser uma atividade física saudável também é um momento de promoção social, para que eles aprendam a se relacionar com outras pessoas, a respeitar, a cumprir regras”, frisou o secretário.

SOLIDARIEDADE

De acordo com o diretor da Educação no Campo, Francisco Serrano, e o coordenador técnico de Educação Física das Escolas do Campo, Edson Farias, a escolha do tema desta edição dos jogos se deu principalmente visando despertar em toda a comunidade escolar o senso de solidariedade. “Todos entenderam e abraçaram a ideia. Conseguimos arrecadar bastantes itens para serem entregues no final do evento”, informou Edson.

Confira a classificação geral:

1º – Antônio Vilhena

2º – Santa Tereza

3º – Crescendo na Prática

4º – Gonçalves Dias

5º – 18 de Outubro

6º – Alegria do Saber

7º – Monteiro Lobato e Jorge Amado (empate técnico)

Texto: Rayssa Pajeú e Messania Cardoso | Semed
Fotos: Bruno Cecim e Messania Cardoso