JOGOS INFANTIS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO MOVIMENTAM MAIS DE 300 ALUNOS-ATLETAS

publicado: 28/06/2018 16h33

Nos dias 21 e 22 de junho, aconteceu a 2ª edição dos Jogos Infantis da Educação do Campo (Jiec), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Oziel Alves, localizada na Vila Palmares II. Assim como na edição anterior, esta realização foi um sucesso, tendo contado com a participação e colaboração de toda a comunidade escolar campesina.

Como tema “A Educação Física como forma de Inclusão”, o campeonato envolveu mais de 300 alunos-atletas, com idades entre 7 e 11 anos, de nove escolas da zona rural do município.O Jiec visa fomentar a prática esportiva, desenvolver o intercâmbio sociocultural e contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, por meio de atividades esportivas. Nesta edição, os alunos puderam participar das seguintes modalidades: futsal, handebol, atletismo, queimada e xadrez.

O diretor da Educação no Campo, Francisco Serrano, afirma que as escolas do campo estão melhorando o seu desempenho e têm revelado talentos no esporte. “Tratamos a educação do campo da mesma forma que a zona urbana, a qualidade do ensino é a mesma. Aqui também temos bons atletas, inclusive, tem dois alunos que estão se destacando e eu já até chamei representantes de clubes para observar o desempenho deles”, conta Serrano.

DESTAQUES

A Escola Antônio Vilhena foi a grande campeã da competição: conquistou cinco primeiros lugares nas modalidades de handebol feminino e masculino, queimada masculina, futsal masculino e xadrez feminino. Edson Farias, coordenador de Educação Física das escolas do campo e um dos idealizadores do evento, fala com satisfação sobre o projeto. “Estou muito feliz. Esse foi um grande desafio. Tem escolas que ficam bem distantes daqui, mas que fizeram questão de participar. As crianças estavam muito felizes com a oportunidade de participar das competições. Estou satisfeito com o resultado e sei que os estudantes irão esperar ansiosos pela 3ª edição”.

Kaio Alves é aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Vilhena. Ele foi um dos destaques nos jogos, tendo conquistado quatro medalhas.  O garoto ficou eufórico com a conquista “É a primeira vez que participo de uma competição como esta. Apesar de ter treinado muito, nunca imaginei que nossa escola seria a grande campeã. Estou muito feliz com o resultado e já imaginando como será o próximo”, comenta o estudante, para quem o incentivo do professor de educação física e os treinos foram fundamentais para as conquistas.

Edson Batista, professor de educação física de Kaio, reforça: “Nossos alunos treinaram muito, inclusive aos finais de semana, se dedicaram e o resultado não poderia ser melhor. É muito gratificante ver a alegria no rosto deles. Só tenho a agradecer o apoio que recebemos da direção da escola e da Semed”.

O secretário-adjunto de Educação, Antonino Brito, espera que aos pais estimulem os filhos a participarem desse tipo de jogos e disputem com honestidade independentemente do resultado. “Esse é um momento muito importante para a comunidade escolar do campo. O esporte nos ensina a sermos mais resilientes. A sociedade vive um momento em que a juventude não aprendeu a perder e em qualquer dificuldade pensa que é o fim da caminhada. Mas o esporte nos ensina a levantar após as derrotas e prosseguir”, ensina Brito.

Texto e foto: Sandra Bispo | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP