JOGOS ESTUDANTIS DE PARAUAPEBAS RETORNAM EM GRANDE ESTILO

publicado: 29/05/2017 18h44

Os estudantes de Parauapebas têm um motivo a mais para comemorar o aniversário da cidade, pois o mês em que o município festeja seus 29 anos também foi marcado pelo retorno dos Jogos Interescolares de Parauapebas (JIPs). O grande presente dedicado aos alunos foi celebrado com uma belíssima cerimônia realizada na manhã do último sábado, 27, no Ginásio Poliesportivo, com direito a homenagens, apresentações culturais e muita alegria.

Os JIPs são o maior evento esportivo estudantil da cidade. Eles reúnem estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares em uma grande competição que objetiva o incentivo à prática esportiva e integração das equipes, além de contribuir para o desenvolvimento integral dos jovens. Parados há três anos, os jogos, eram aguardados com grande expectativa por toda a comunidade escolar.

Em sua 19ª edição e realizado pela prefeitura por meio das secretarias de Educação (Semed) e de Esporte e Lazer (Semel), o evento esportivo conta com a participação de mais de 800 estudantes de 33 escolas, sendo 22 da rede municipal de ensino, sete da rede estadual e quatro da rede particular. As modalidades disputadas são futsal, handebol, vôlei, basquete, tênis de mesa e xadrez, nas categorias infanto e juvenil. Tudo sob a coordenação geral do professor Mardem Vasconcelos.

Participaram da cerimônia de abertura o prefeito Darci Lermen, o secretário de Educação, Raimundo Neto; secretário de Esporte e Lazer, Laoreci Diniz; secretário de Assistência Social, Jorge Guerreiro, entre outros representantes do Poder Executivo municipal; além da comunidade escolar interna e externa, inclusive os professores de educação física, que na ocasião foram homenageados.

Quem também recebeu homenagem foi a Seleção Municipal de Karatê, pela conquista de 88 medalhas no Campeonato Norte e Nordeste de Karatê ocorrido em Salvador, e os atletas do Carajás Handebol Clube, pela conquista do bronze na Copa do Brasil de Clubes Adulto Masculino ocorrida em Maceió.

O VALOR DOS JOGOS

Na cerimônia de abertura, o prefeito externou sua satisfação em poder garantir o retorno dos jogos. “A retomada dos JIPs é um momento histórico para o município. É muito bom poder ofertar esse presente aos estudantes. Proporcionar esses momentos de diversão, integração e regate de alguns valores aos nossos jovens não tem preço”, avaliou Darci Lermen, que parabenizou os professores de educação física pelo empenho na organização.

Os secretários de Educação e o de Esporte e Lazer também ressaltaram a importância do evento e relembraram fatos importantes da competição. “É um evento que faz parte do nosso calendário escolar. Ele motiva os alunos e dinamiza as atividades esportivas dentro das escolas. A grande parceria entre Semed e Semel visa dar mais qualidade a esse evento, para que cada vez mais possamos difundir o esporte e contribuir para a promoção de hábitos de vida saudáveis”, ressaltou Raimundo Neto, titular da Semed.

“Estamos resgatando o esporte em Parauapebas e a retomada do JIPs faz parte desse resgate. É uma festa escolar na área do esporte que acontece há 20 anos. Ele foi idealizado e criado em 1997 e uma das pessoas que contribuiu para esse processo foi o professor Anderson Moratório, atual coordenador técnico de esportes da Semel”, frisou Laoreci Diniz, titular da Semel, agradecendo ao professor pela grande contribuição.

O jovem Maxwell Pires, de 13 anos, da Escola Cecília Meireles, participa pela primeira vez da competição. Ele compõe o time de handebol masculino da escola e garante estar muito contente em poder participar. “Minha mãe e minha tia participaram dos jogos durante muito tempo e, como os jogos foram suspensos, eu estava muito triste por não poder participar. Agora, não tenho nem como descrever minha felicidade. Treinei muito e quero fazer bonito”, garante o estudante.

LOCAIS DAS COMPETIÇÕES

As competições, que se estenderão até o dia 11 de junho, ocorrem em quatro polos: POLO I – Ginásio Poliesportivo; POLO II – Quadra da Praça da Juventude; POLO III – Quadra da Escola Chico Mendes e POLO IV – Quadra da Escola Municipal Eduardo Angelim.
Ao final, o governo municipal premiará os três melhores colocados, em cada uma das modalidades disputadas, com troféus e medalhas.

Texto: Messania Cardoso | Sabrina Linhares
Fotos: Bruno Cecim