Janeiro Branco – ação na Policlínica sensibiliza sobre cuidados com a saúde mental 

publicado: 23/01/2020 14h18

Os usuários da Policlínica Municipal foram sensibilizados e orientados sobre saúde mental, durante uma palestra ministrada na quinta-feira (23), na unidade especializada de saúde, em alusão a campanha Janeiro Branco, que aborda a temática da saúde mental, focando na prevenção.

Os usuários também receberam orientações sobre saúde física e metal e receberam atendimentos, conforme agendamento realizado pela Central de Regulação do município. A ação, promovida pelo departamento de Educação na Saúde e Humanização/Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), contou com a participação de profissionais que atuam na Policlínica. 

Marian de Andrade, psiquiatra, Larissa Sousa, cardiologista, e as psicólogas Anny Pontes e Juliana Coimbra compartilharam informações importantes sobre o assunto. “A campanha é uma ferramenta que serve para alertarmos a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Ainda existe um tabu, quanto à depressão, ansiedade, estresse, e essas doenças poderão se tornar crônicas. Nós precisamos quebrar essas barreiras, a saúde mental é de extrema importância, se não estamos com ela em dia, nosso corpo adoece”, destacou Marian de Andrade.

Campanha Janeiro Branco

Com o slogan: “Quem cuida da mente, cuida da vida”, a Campanha Janeiro Branco 2020, realizada ao longo do primeiro mês do ano, conta com várias ações de sensibilização voltadas aos profissionais de saúde e à população em geral. 

O município conta com uma rede de atenção à saúde mental estruturada. No Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), o tratamento é garantido e a reinserção social de pessoas com transtorno mental persistente e severo é uma meta permanente. Na unidade de saúde, dependentes de álcool e de drogas também são atendidos. 

Até o mês de setembro do ano de 2019, o Caps contava com aproximadamente 4,3 mil prontuários de pacientes, mas, apenas mil, aproximadamente, estão ativos e procuram a unidade para receber algum atendimento. O Caps fica Localizado na Rua C, n° 169, lotes 30 a 32, bairro Cidade Nova.
 “Nós enquanto representantes da saúde do município, buscamos desenvolver ações de maneira ampla, para atingirmos o máximo de pessoas em nossa cidade. É de comum ideal entre o prefeito Darcir Lermen, juntamente com o secretário de saúde, Gilberto Laranjeiras, a preocupação com o tema e acreditamos que a ideia é estimular a cultura de uma saúde mental no município, fortalecendo as ações de nossa rede pública de atendimento e chamando a sociedade para debater o assunto”, destacou Paulo Vilarinhos, secretário adjunto de saúde. 

“Esses debates ajudam muito no fortalecimento de vínculos e na quebra de preconceitos, reduzindo o medo que muitas pessoas ainda têm de buscar ajuda e tratamento para os problemas emocionais e mentais, comprometendo todos os aspectos da vida dessas pessoas, afinal, cuidar da mente é cuidar da vida”,acrescentou Paulo.

 

Texto: Nívea Lima/Karine Gomes

Fotos: Semsa

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP