O maior festival junino da região já começou e foi avaliado de forma muito positiva pelos visitantes. “Amo esta época do ano. São as quadrilhas, as comidas típicas. É tudo muito animado”, conta Carla Mendes, técnica de enfermagem, que prestigiou a primeira noite do festival.
Com o tema “ao som da sanfona da nossa gente”, o Jeca este ano homenageia os sanfoneiros de Parauapebas. São eles: Monteirinho do Acordeon, Manelim do Forró, Juquinha do Acordeon e Zequinha do Acordeon que se apresentou depois do cantor Wesley Solluo, fechando com chave de ouro na noite desta quarta-feira (26). “Estou muito feliz por essa homenagem em virtude da minha arte”, declara, emocionado, Zequinha.
Depois de acompanhar a chegada da carroçada, o público prestigiou a apresentação de quadrilhas convidadas, como a Explosão Caipira de Curionópolis, Fuzuê Junino da escola Domingos Cardoso de Parauapebas e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Rio Verde que levou para arena mais de trinta idosos esbanjando animação.
“É muito bom se apresentar, a gente fica muito feliz porque ensaiamos muito pra fazer bonito para o público”, conta o noivo da quadrilha, seu Luís Dias.
A primeira noite do festival ainda contou com os concursos do casal Jeca Tatu, Miss Caipira e Miss Caipira Gay.
Jeca Tatu da nossa gente
O festival este ano foi todo produzido por pessoas da cidade durante as oficinas que envolveram cinquenta jovens das agremiações juninas de Parauapebas. “A gente agradece a confiança em nosso trabalho. Produzimos tudo com muita dedicação e muito amor para que o público possa aproveitar o Jeca realmente feito por gente daqui”, afirma Juan Lima, presidente da quadrilha Fúria junina.
“Através das oficinas esses jovens vão se capacitando ainda mais e aprimorando o seu talento. Podendo assim, desenvolver trabalhos aqui ou em outras cidades. Além dessa oficina específica para o Jeca, estamos realizando, desde o início do ano, várias outras que visam qualificar a nossa gente”, explica Saulo Ramos, secretário municipal de Cultura.
Confira a programação desta quinta-feira (27)
Apresentação das quadrilhas:
– Só Triscando
– Rei do Cangaço
– Fora da Roça
– Flor do Futucai
– Os Caipiras
– Os Matutos
– Explosão Junina
– Encanto Junino
– Príncipe da Roça
Palco Principal
– Dany Rodrigues
– Manelim do Forró
– Grupo de carimbó Raízes Parauara
Texto: Anne Costa
Fotos:Lucas Dias/Felipe Borges
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP
{lightgallery type=local path=images/ANO2019/JUNHO/JECA Name=Demo5 previewWidth=150 itemSpace=3px}{/lightgallery}