Interdições em retornos da PA-275 devem gerar mais trafegabilidade

publicado: 29/01/2021 16h30

O cruzamento entre a PA-275, avenida Liberdade e rua São Francisco, no bairro da Paz, foi interditado. Agora, o acesso ao bairro para quem está na PA se dá mais à frente, em uma distância de 300 metros. A mudança é necessária para gerar mais trafegabilidade no trecho.

“Conforme o registro da nossa câmera instalada no local, o número de carros por minuto no trecho é elevado e há congestionamento intenso nos horários de pico. Desativamos o semáforo e interditamos o cruzamento para avaliar e já observamos melhora na fluidez”, explica Luciene Lima, coordenadora geral de trânsito e transporte do DMTT.

A mudança não é definitiva e faz parte de um estudo do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) que vai avaliar se o novo fluxo resultará em mais fluidez do trânsito no local. Tanto esta interdição, como a realizada no retorno da PA-275 no ponto que dá acesso à rua Fortaleza, também no bairro da Paz, devem durar três meses.

“Nossa frota de veículos aumentou muito nos últimos dois anos, precisamos fazer esses ajustes. Temos trabalhado para gerar mais segurança no trânsito, mas precisamos que a população seja mais prudente. Nossos dados mostram que 70% dos acidentes em Parauapebas decorrem de imprudências, como avançar no sinal vermelho ou conduzir veículo enquanto usa o telefone”, afirma Luciene.

O monitoramento do trânsito em toda a cidade é realizado pelo DMTT, que faz estudos e análises das melhores intervenções e mudanças, levando em consideração os dados e as imagens registradas nas câmeras de monitoramento instaladas pela cidade e também a avaliação dos agentes na rua.

Texto: Karine Gomes

Fotos: Renato Rezende