As atividades finais do Intercâmbio Pedagógico entre Parauapebas e nove municípios maranhenses ocorreram durante todo o dia da última segunda-feira (11) e foram marcadas por visitas às escolas Mundo Infantil e João Evangelista, na Palmares Sul, e apresentação das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio Psicossocial e Pedagógico (Napp) e pela Divisão de 1º e 2º Ciclos.
No final da tarde, foi realizada a cerimônia de encerramento, que teve participação do prefeito de Parauapebas Valmir Mariano e da secretária municipal de Educação, Leila Lobato. Na ocasião, foram entregues certificados aos participantes e realizada a avaliação do evento pelos organizadores e representantes dos municípios participantes como Arari, Bom Jardim, Humberto de Campos, Miranda do Norte, Monção, Pindaré Mirim, Santa Inês, Santa Rita e Vitória do Mearim.
Na avaliação da secretária de Educação de Monção, Laura Rosa Mendes, o município de Parauapebas é referência em Educação. “Nós estamos muito orgulhosos de ter vocês como referência. Sem dúvida, Parauapebas está no caminho certo. Obrigada pelo trabalho e carinho que tiveram conosco”, agradeceu.
Referência
A diretora técnica pedagógica, Maria Arnete Oliveira, elencou alguns dos motivos da rede de ensino ser considerada referência para outros municípios. “Primamos por certos valores e instrumentos que validam nosso trabalho. Temos um plano de ação, agenda de trabalho, rotinas, realizamos formações, produzimos bastantes recursos didáticos e contamos com uma equipe colaborativa maravilhosa, além de desenvolvermos bons projetos institucionais e termos o princípio gestão orientada para resultados”, descreveu Arnete, adicionando que estão sendo feitos investimentos pedagógicos para alavancar os resultados dos índices educacionais.
Para a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Leila Lobato, a equipe tem trabalhado muito em busca de uma educação municipal de excelência. “Ficamos felizes por escolherem Parauapebas para sediar o Intercâmbio. Ainda temos um longo caminho a percorrer para atingirmos a educação de excelência, mas assim como Sobral, que trabalhou muito para chegar aonde chegou, nós estamos trabalhando por uma educação pautada em qualidade”, destacou.
O gestor municipal Valmir Mariano agradeceu a todos os municípios maranhenses pela participação no Intercâmbio e a Semed por ter acolhido tão bem os educadores. “Tenho certeza de que nessa troca de experiência todos nós saímos mais enriquecidos e vamos contribuir mais com a nossa educação”, ressaltou o prefeito.
Compromisso
Clécio Lima Sousa é coordenador técnico da Semed de Santa Inês, formador da Comunidade Educativa (CEDAC) e responsável pela empresa realizadora do Intercâmbio. Ele citou a importância dos municípios maranhenses se unirem por meio da Comunidade dos Gestores Maranhenses (CGM) em busca de melhorias na qualidade da Educação e sobre a escolha do município de Parauapebas para sediar o evento.
“A Secretaria de Educação de Parauapebas é bastante comprometida; possui projetos institucionais muito bem elaborados e estruturados; a equipe de formação é muito eficiente e põe em prática na rede as ações traçadas”, elogia. E complementa: “Os educadores do Maranhão estão voltando com bagagem lotada de conhecimento”, observou Lima, agradecendo a gestão municipal pelo acolhimento.
Messânia Cardoso
Assessoria de Comunicação | Semed
Fotos: Ascom | PMP