INSTITUTO ÁGAPE CONQUISTA CAMPEONATO DE KARATÊ EM PARAUAPEBAS

publicado: 04/09/2017 14h55

O público foi ponto marcante e prestigiou o Campeonato Estadual de Karatê Interestilos, realizado nos dias 2 e 3 deste mês, no Ginásio Poliesportivo, no bairro Beira Rio 1. O Instituto Ágape, de Parauapebas, foi o grande campeão desta primeira fase. Conquistou 107 medalhas, das quais 42 de ouro, 27 de prata e 38 de bronze.

O 2º e 3º lugares também foram conquistados por grupos de Parauapebas. O Instituto Zem arrebatou 50 medalhas, das quais 21 de ouro, e a Associação Kimê ganhou 34 medalhas, sendo 11 de ouro.

O campeonato é uma realização da Federação Paraense de Karatê Interestilos (Fepaki), organizado pelo Instituto Ágape de Karatê. Em Parauapebas, teve o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

A competição contou com a participação de várias associações locais e de outras cidades. Como anfitriã, Parauapebas foi representada pelas associações Arpaki, Samurai Zem, Kimê, Projeto Pipa, Fepam, Girão e Instituto Ágape.

Seis cidades vizinhas também fizeram parte da competição, com as associações Agam (Jacundá), Fusion (Água Azul), Asctac (Curionópolis), Ziul, Jovem K e Dosolee (Marabá), Punho do Dragão (Ourilândia) e Nies, Ágape e Ascapeam (Canaã dos Carajás). As disputas foram nas categorias de 6 a 60 anos de idade.

Os desafios começaram ainda no sábado, 2, com as disputas de Katá, já valendo medalhas de ouro, prata e bronze.

A abertura oficial foi no domingo, 3, quando todas as associações se apresentaram ao público. Presentes o prefeito Darci Lermen; o secretário de Assistência Social, Jorge Guerreiro; o secretário de Esporte e Lazer, Laoreci Diniz, e o adjunto Kledson Caetano.

Ao saudar os atletas e público presentes, o prefeito ressaltou que o karatê faz parte das olimpíadas e que Parauapebas tem amplas chances de conquistar várias medalhas, como tem feito em vários campeonatos nacionais e até internacionais, tornando o município numa referência de karatê. “Agora é olímpico e nós temos uma grande chance de chegar lá. Quero vê todos vocês treinando forte para dar muitas alegrias a nossa cidade”, conclamou Darci Lermen.

Ainda na abertura, coube à bicampeã mundial e campeã sul-americana Alícia de Vasconcelos, de 12 anos de idade, fazer o juramento do atleta.

Organizador da competição e mestre de cerimônia, o professor Francisco Eloécio destacou que o campeonato foi muito importante para o município e para o crescimento da modalidade. Fato é, disse ele, que o karatê está atualmente em todas as escolas municipais de Parauapebas.

“Realizar um campeonato estadual em nossa cidade é um sonho principalmente para os atletas locais, que ficam maravilhados a cada luta e a cada medalha recebida. O sucesso desse evento grandioso é fruto de várias parcerias e apoio da Prefeitura de Parauapebas, pelo prefeito Darci Lermen, por meio da secretaria de Esporte e Lazer, com o nosso parceiro Laoreci Diniz e toda sua equipe”, destacou Francisco Eloécio.

ETAPAS SEGUINTES

Parauapebas sediou a primeira etapa da competição. A segunda será na cidade de Jacundá, nos dias 7 e 8 de outubro. A terceira etapa será em São Paulo, nos dias 14, 15, 16 e 17 de novembro. A fase mais aguardada por todos é a internacional, que ocorrerá na Escócia em julho de 2018.

OS CAMPEÕES

1º Lugar: Instituto Ágape de Karatê