Aulas seguem até março de 2024, e ocorrem sempre às segundas-feiras, das 08 às 18 horas
Visando a capacitação da comunidade, a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), iniciou mais um curso no Centro Comunitário Vale do Sol: o de Bombeiro Profissional Civil. Ao todo, a capacitação terá um total de 240 horas/aula e 25 alunos estão matriculados, entre homens e mulheres.
“É um curso muito importante e muito esperado pelas pessoas porque vai abrir oportunidades de trabalho com bons salários para esses alunos”, diz a assistente social do Prosap e coordenadora do Centro Comunitário, Eliete Araújo.
Fernando Farias de 18 anos, participa pela segunda vez dos cursos ministrados no Centro Comunitário. Em 2021, ele frequentou o curso de fotografia. “É muito importante o Prosap disponibilizar esses cursos pra gente aqui, já que existem muitas pessoas, em busca de um trabalho. Estou gostando muito do curso de Bombeiro Civil porque aprendendo bastante e o professor é um ótimo profissional”, disse Fernando que, ao final do curso, pretende buscar um emprego na área.
Módulos
Parceria com o Instituto Maria de Lourdes, o curso está dividido em sete módulos, entre aulas teóricas e práticas, e vai tratar de temas como Prevenção e Combate a Incêndio, Socorros de Urgência e Emergência, Salvamento Terrestre, Salvamento em Altura, Emergências Químicas e Gerenciamento de Emergências.
“Hoje, há uma necessidade do comércio, da indústria, em ter esse profissional que é o bombeiro civil. Já é uma profissão prevista, não mais como função e sim, como profissão, onde existe uma instrução técnica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará que rege toda a situação legal desse profissional, inserido no mercado de trabalho”, explica o instrutor e subtenente da reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), Valdireno Guido.
De acordo com o instrutor, a metodologia adotada para o curso prevê um total de 10 aulas, ministradas todas às segundas-feiras, totalizando 24 encontros presenciais. “Vamos trabalhar, durante todo esse período, aulas práticas e aulas teóricas”, complementa o subtenente.
O Art. 2º da Lei Nº 11.90/2009 que dispõe sobre a profissão de Bombeiro Civil, diz que “considera-se Bombeiro Civil aquele que, habilitado nos termos desta lei, exerça, em caráter habitual, função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio, como empregado contratado diretamente por empresas privadas ou públicas, sociedades de economia mista, ou empresas especializadas em prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio”.
Cursos
Além do curso de Bombeiro Civil que, segundo a coordenadora, já conta com cadastro reserva para a próxima turma, também estão ocorrendo, no Centro Comunitário Vale do Sol, os cursos de Corte e Costura, em parceria com o Projeto Costurando Prosperidade, e, ainda, os cursos de Libras e de Xadrez também em parceria com Instituto Maria de Lourdes.
Texto: Nara Moura
Fotos: Orion Lima