Iniciada construção do primeiro parque urbano na área do Projeto Lajeado

publicado: 09/09/2021 14h23

Parque terá 28 mil metros quadrados e oferecerá estruturas diversas para o lazer da população

Quadra coberta, pista de caminhada, ciclovias, quadras de areia, playground, academia ao ar livre, espaços para atividades sociais e muito mais fazem parte da estrutura do Parque Urbano em construção nesta primeira etapa de obras do Projeto de Revitalização do Igarapé Lajeado. A limpeza da área e a parte de terraplanagem iniciaram há mais de uma semana, e quem passa pela PA-160, próximo aos bairros Tropical e Ipiranga, percebe a intensa movimentação de máquinas e trabalhadores da empresa Transvias na execução dos serviços.

O parque terá 28 mil metros quadrados de puro lazer e entretenimento para a população, garante o arquiteto Márcio Levy, do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). Ele afirma: “Toda a população ganhará com essa estrutura. Essa área compreende a primeira etapa de obras do Projeto Lajeado, que inclui sistema viário, saneamento, drenagem e urbanização. Aqui, serão desenvolvidas atividades sociais, de educação ambiental e esportivas”, explica Levy, que informa ainda que a previsão é que a estrutura fique pronta até o final deste ano.

O local é grandioso e promoverá uma maior integração da população dos bairros Tropical, Ipiranga, Casas Populares, Vale do Sol, Novo Tempo, dentre outros.

Para o prefeito Darci Lermen e o vice-prefeito, João Trindade, que estiveram em visita ao local na última semana, a proposta do parque é extraordinária. “Aqui será um grande centro de encontro da comunidade, que vai ter espaço para praticar esportes de diversos tipos, espaços de lazer para a família; é um momento importante que a nossa cidade está passando com o Prosap, de oferecer espaços públicos adequados e de qualidade para os nossos cidadãos”, destaca Darci.

“Uma obra como essa representa um ganho importante para todos nós, em bem-estar social. O Prosap é um programa de transformação da nossa cidade”, acrescenta o vice-prefeito, João. No projeto do parque há também um Centro Administrativo, o qual será responsável por administrar e cuidar do lugar.

Para Antônio Neves, encarregado da Transvias, é grande a satisfação em participar da construção da obra, já que ele também é morador da área. “É uma alegria fazer parte disso tudo – ajudar a construir uma obra que vai beneficiar muitas pessoas, inclusive a mim e aos meus filhos. Moramos aqui perto”, diz, orgulhoso.

Projeto de Revitalização do Igarapé Lajeado

O Projeto de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação do Igarapé Lajeado é executado com recursos próprios do município. Nesta etapa, o projeto contempla os serviços de macrodrenagem, viário, microdrenagem, esgotamento sanitário, iluminação, urbanismo, praças, duplicação de pontes e parque. A infraestrutura, que está sendo feita às margens do Lajeado, faz parte do conjunto de obras desenvolvido pelo Prosap.

Texto: Jéssica Borges

Fotos: Ascom