Índios das aldeias Xikrin do Cateté participaram das provas, para o ensino médio, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), realizadas no último domingo, 25, em Parauapebas.
“A Prefeitura de Parauapebas vem estimulando membros das comunidades indígenas a ampliarem o acesso à educação formal. No caso do Encceja, é uma oportunidade, para eles, concluírem mais uma etapa de estudo”, ressalta Girlan Pereira, coordenador de Relações Indígenas.
Os oito candidatos realizaram exames nas áreas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, linguagens e códigos, redação e ciências humanas. “Foi muito gratificante, para nós, receber o apoio da Prefeitura para nossos estudos. Queremos agradecer o apoio de todos os envolvidos da Prefeitura”, comenta Bepjara Kayapó, da aldeia Xikrin Oôdjã.
As comunidades indígenas, localizadas no município de Parauapebas, são beneficiadas também com ações relacionadas às áreas de saúde, saneamento básico, obras, esporte e cultura, entre outras.
Texto: Andréa Reis
Fotos: Relações Indígenas
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP