Índice Firjan de Gestão Fiscal atesta excelência de Parauapebas

publicado: 13/11/2019 10h19

Parauapebas foi o 1º colocado no ranking estadual do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) e o 5º da região norte. Com a nota 0,8096, o município conquistou a classificação de “Gestão de Excelência”. O estudo foi elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com base em dados fiscais oficiais de 2018.

O índice leva em conta quatro indicadores: autonomia, gastos com pessoal, investimentos e liquidez, a pontuação varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 melhor a gestão fiscal do município. A Prefeitura de Parauapebas alcançou a nota máxima no quesito investimentos, dado destacado por outro estudo divulgado recentemente, o anuário Multicidades que apontou Parauapebas como o segundo município paraense que mais realizou investimentos em 2018.

O IFGF apresenta uma radiografia das contas públicas municipais de todo o Brasil e pode ser acessado em https://www.firjan.com.br/ifgf/. Foram analisados 5.337 municípios em todo o país. Só na Região Norte, 410 prefeituras tiveram suas contas avaliadas.

“Todos esses índices positivos que temos alcançado recentemente provam que estamos no caminho certo, com um trabalho sério e eficiente de gestão, que traz de volta os bons tempos de uma Parauapebas boa para todos!”, destacou o prefeito Darci Lermen, acrescentando que a Prefeitura mantém em ordem todas as contas e paga rigorosamente em dia todos os fornecedores e a folha de pagamento dos servidores.

A eficiência fiscal e de gestão financeira de Parauapebas também é comprovada por meio da conquista de financiamentos de grande porte para investir em obras que mudam a vida das pessoas, como é o caso do Programa de Macrodrenagem, Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), que tem aporte financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), instituição rigorosa ao definir a aplicação dos seus recursos financeiros.

Texto: Karine Gomes

Fotos: Felipe Borges