II FEIRÃO DO PROCON SUPERA EXPECTATIVAS

publicado: 04/04/2018 13h00

Foram quase R$ 800 mil em renegociação e 810 consumidores atendidos

Pelo segundo ano consecutivo, o Procon Parauapebas realizou o Feirão de Renegociação, em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor. Foi nos dias 15 e 16 de março, no plenário da Câmara Municipal. As renegociações totalizaram o valor de R$ 761,2 mil.

Segundo Mariana Rodrigues Maia, coordenadora interina do Procon, o público que procurou o serviço praticamente triplicou em relação ao ano passado. “Os resultados superaram as nossas expectativas e com isso geraram um reestabelecimento de crédito aos consumidores e, consequentemente, o valor arrecadado com as negociações vai movimentar a economia do município”, prevê Mariana.

No total, mais de 20 empresas foram convidadas para participar do evento e 810 consumidores conseguiram resgatar a salubridade financeira por meio das renegociações, aproveitando as condições especiais de pagamento.

Campeã em reclamações do ano de 2017, em Parauapebas, a Celpa liderou o ranking das renegociações com 208 consumidores atendidos. Em seguida, veio o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), com 107 acordos. Instituições bancárias totalizaram 128 renegociações e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e empresas associadas foram procuradas por 282 consumidores.

Além de oferecer boas oportunidades para o consumidor voltar a ter crédito na praça, o feirão contou com uma palestra com o tema: “Direito do consumidor nas telecomunicações”, ministrada por Jayme Pará e Márcio Rolim, representantes da Coordenação de Relacionamento com os Consumidores da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel-PA), voltada para 41 estudantes de Direito da cidade, que receberam certificados.

Para 2019, com o terceiro mutirão, a expectativa do Procon é que os resultados sejam tão bons resultados como o deste ano. “Acreditamos que a cada ano mais fornecedores vão aderir ao mutirão”, espera Mariana Maia.

Texto: Anne Costa
Fotos: Piedade Ferreira