HISTÓRIA DE PARAUAPEBAS MEXE COM IMAGINAÇÃO DE ESTUDANTES

publicado: 02/06/2017 15h54

Volta ao passado: exposição de fotografias, da Secult, irá percorrer escolas até dia 13 deste mês

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Primavera tiveram uma ótima surpresa nesta sexta-feira, 2, quando encontraram logo no hall de entrada da unidade educacional uma galeria de fotografias que retratam parte da história de Parauapebas. Trata-se da exposição itinerante “História da Nossa Gente”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) para marcar o aniversário de 29 anos do município.

As 42 imagens que retratam fragmentos da história de Parauapebas desde a sua emancipação chamaram atenção de alunos, funcionários e comunidade. Os olhares curiosos e atentos despertaram os mais diversos sentimentos nos apreciadores, numa volta ao passado: surpresa, nostalgia, encantamento, satisfação.

Para a aluna do 4º ano Jeniffer Kate Marques da Silva, 8 anos, a exposição provoca um misto de vários sentimentos, dentre os quais a surpresa: “Nunca imaginei que a minha cidade fosse desse jeito. Ela era pequena, as ruas eram de terra e as casas de madeira. Hoje a cidade está muito diferente: é grande e bonita”, descreveu a estudante, apontando para a foto da vista panorâmica do Rio Verde no início dos anos 80.

A professora da turminha de 4º ano, Celeste Conceição Avis da Silva, informou que já havia trabalhado com seus alunos sobre a história do município e que a mostra só veio ampliar o conhecimento deles.

“Meus alunos são muito jovens. Eles não vivenciaram essa parte de nossa história, mas é necessário que conheçam o passado do lugar onde vivem. A exposição só veio somar as informações que já haviam sido passadas para eles. Ao observarmos as fotos é possível fazer um comparativo do antes e do agora e perceber a evolução do município”, relatou a educadora, comentando que chegou na cidade em 1985 e que as imagens lhes trazem boas lembranças.

VISITA A OUTRAS ESCOLAS

A exposição apresenta imagens de fatos como o primeiro aniversário da cidade, a feira do Rio Verde, o cinema, a inauguração da estrada de Ferro Carajás. A mostra já passou pela Câmara Municipal, o Partage Shopping e agora contemplará mais quatro escolas: João Prudêncio de Brito, nos dias 5 e 6; Chico Mendes, dia 8; Cora Coralina, dia 9; e por último Cecília Meireles, nos dias 12 e 13 deste mês.

Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP