Guarda Municipal passa por curso de manuseio de tonfa

publicado: 06/06/2016 13h45

Durante o sábado (04) e domingo (05), a Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) participou do curso de Manuseio Tático de Tonfa, bastão tipo cassetete que pode ser usado para defesa nas operações, que ocorreu no Ginásio Poliesportivo.

A capacitação, ministrada pelo sargento Paulo Sérgio Nascimento, foi possível por meio de uma integração entre a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) e Polícia Militar.

De acordo com o instrutor, o treinamento específico do manuseio do bastão demonstra à Guarda todo o potencial ofensivo e defensivo do instrumento, que pode ser usado em operações com um melhor desempenho. “Eles estão aprendendo formações, como se defender de objetos que são lançados, como fazer imobilização, chaves de braço, torção e estrangulamento”, explicou o sargento Nascimento.

O guarda municipal, Walterlan da Conceição Silva, disse que serviu durante sete anos o Exército Brasileiro, mas que pela primeira vez teve contato com o equipamento. “A tonfa é muito importante e servirá muito durante algumas abordagens e temos ciência de só utilizar esse instrumento quando necessário”, disse ele.

Para o comandante da GMP, Sérgio Pastana, é essencial que os guardas passem por constantes capacitações para que possam exercer seu trabalho com mais confiança. “Nós estamos prestes a ir para às ruas. Daqui a pouco nós vamos nomear os inspetores e eles estarão aptos a fazerem as fiscalizações, à medida que adquirem mais conhecimento por meio dos treinamentos”, afirmou.

O curso de uso de tonfa é 100% prático, com carga horária de 20 horas e foi divido em duas turmas. Na primeira, 25 guardas participaram da formação que ocorreu no último final de semana. A outra turma, com 24 alunos da GMP, participará do treinamento no sábado (11) e no domingo (12), também no Ginásio Poliesportivo.

Sara Nascimento
Assessoria de Comunicação | PMP