GUARDA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS TRABALHA POR CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS

publicado: 23/04/2018 14h56

Maior desafio está no combate às drogas, tema de palestra para alunos da Escola Euclydes Figueiredo

“Prevenção de Uso de Drogas nas Escolas”. Este foi o tema da palestra ministrada pelo Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal a convite da direção da Escola Estadual Euclydes Figueiredo.

O encontro foi na tarde da última sexta-feira, 20, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) e reuniu alunos do 1º ano do ensino médio, um público de mais de 300 jovens. A ação teve como objetivo conscientizar e prevenir os alunos quanto aos malefícios causados pelo uso de drogas.

“A gente percebeu a necessidade de alertar os estudantes. Muitos jovens estão se perdendo no meio das drogas e queremos contribuir para mudar esta realidade”, explicou a coordenadora Maria Fonseca.

Para a estudante Thaillany Cristina, as orientações são fundamentais para que os jovens possam ter maior conhecimento sobre as drogas. “A gente vê muitos jovens indo para esse caminho sem volta. Muitos, pela falta de conhecimento ou curiosidade, acabam experimentando e acabam se tornando dependentes dessas substâncias. Isso é muito perigoso”, observou a aluna.

A equipe do Grupamento da Ronda Escolar (GRE) é qualificada. São servidores graduados em diversas áreas que conseguem trabalhar assuntos de interesse da comunidade escolar com propriedade. Como em todo o País, é grande a preocupação com a venda de drogas para adolescentes.

“A Guarda Municipal tem desenvolvido um trabalho não apenas em relação às rondas escolares nas imediações das instituições. Mas também com ações dentro das escolas com palestras e iniciativas que buscam alertar os jovens sobre as questões de criminalidade e violência. Através desse projeto e por meio de parcerias queremos instalar a cultura de paz nas escolas”, destacou o inspetor Valterlan da Conceição, da Guarda Municipal.

A palestra foi bastante interativa e contou com a participação direta dos estudantes seja nas dinâmicas como nos questionamentos. “Nós vamos elaborar um relatório sobre a palestra. E este tema é muito importante porque as drogas vêm destruindo muitas vidas e temos que estar atentos a cada informação”, disse a estudante Larissa Gomes.

Texto: Anne Costa
Fotos: Piedade Ferreira