Guarda Municipal alcança 13 mil pessoas em Operação Volta às Aulas

publicado: 20/02/2020 18h13

Criar cultura de paz nas escolas é a meta da corporação, que incentiva e orienta

sobre valores éticos e morais aos estudantes.

“Acho muito importante esse trabalho que eles realizam nas escolas porque ajuda no nosso desenvolvimento escolar, tanto na disciplina quanto na educação. Eles também estão ensinando o caminho do bem para que, no futuro, nós alunos possamos ser cidadãos de bem. No mundo em que vivemos, os jovens não querem mais saber de estudar e os guardas municipais estão aqui pra ensinar que isso é importante na vida de cada ser humano”.

A declaração é da Beatriz Silva, aluna do 7º ano da escola Domingos Cardoso, no bairro Habitar Feliz, que nesta quinta-feira, 20, recebeu a Operação Volta às Aulas, realizada pelo Grupamento Comunitário Escolar (GCE) da Guarda Municipal de Parauapebas.

Beatriz é uma das 13 mil pessoas, entre alunos, pais, professores e demais servidores da educação, que foram alcançadas pelas ações do GCE. Durante 12 dias de operação, o grupamento visitou escolas municipais e estaduais, das zonas rural e urbana.

“A Operação Volta às Aulas termina hoje, aqui, na escola Domingos Cardoso, mas as atividades de segurança escolar da Guarda Municipal continuam ao longo do ano, conforme já vem sendo programado e trabalhado nas escolas”, informa o guarda municipal Valterlan Silva, coordenador do GCE.

Durante as ações, as equipes de guardas municipais recepcionam os pais e alunos na entrada da escola, fazem um momento cívico nas quadras das unidades escolares e palestram para os estudantes em sala de aula sobre valores de boa convivência, cordialidade, como também sobre os seis pilares da Cultura de Paz: Respeite a Vida, Rejeite a Violência, Seja Generoso (a), Ouça para Compreender, Redescubra a Solidariedade e Preserve o Planeta.

“Esse trabalho vem favorecer muito a escola, principalmente para desenvolver essa cultura de paz. A escola já faz esse trabalho, então com a parceria da Guarda Municipal é muito importante porque vem confirmar aquilo que a escola trabalha”, relata a vice-diretora da escola Domingos Cardoso, Margarete Minuzzi.

Para as ações, o GCE conta também com o apoio do Grupo de Ronda Escolar (GRE), Grupamento de Ações com Cães (GAC) e da Banda de Música da Guarda Municipal (BMGM).

A Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) é uma instituição civil, da administração direta, unidade subordinada e que integra a estrutura operacional da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi).

Texto: Sara Dias
Fotos: Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP
{lightgallery type=local path=images/ANO_2020/FEVEREIRO/OPERACAOVOLTAULAS Name=Demo5 previewWidth=150 itemSpace=3px}{/lightgallery}