GRUPO DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA DO CRAS DA PAZ VISITA SERRA DE CARAJÁS

publicado: 30/10/2017 18h14

Vinte e oito pessoas, entre crianças, adolescentes e idosos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro da Paz tiveram uma sexta-feira especial, dia 27. Eles participaram de um passeio na Serra de Carajás, oportunidade proporcionada pela parceria da Prefeitura de Parauapebas com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Os visitantes puderam ver e apreciar as belezas naturais e, também, um pouco do ambiente de exploração do minério, visitando a Savana Metalófila, o mirante da mina do N4 e as cavernas ferríferas de Carajás. Após o almoço no alojamento GN1, a visita foi encerrada com um passeio no Parque Zoobotânico de Carajás.

“Foi uma visita bastante proveitosa. A turma pôde conhecer alguns pontos turísticos aqui da Serra de Carajás. E nosso objetivo é proporcionar o uso público, abrindo a unidade de conservação para a população e levando o sentimento de pertencimento, além de incentivar a preservação ambiental através de atividades educativas”, destacou Jaime Pereira, engenheiro florestal do ICMBio, que acompanhou a turma na aventura.

Para a coordenadora do Cras da Paz, Leonilda Santos, o passeio foi muito importante para a continuidade do trabalho desenvolvido na unidade. “Durante esse mês tivemos o Dia do Idoso e o Dia da Criança e trabalhamos a questão da intergeração, visando principalmente o fortalecimento de vínculos entre os grupos. Então, esse passeio veio para celebrar o sucesso do trabalho realizado no Cras, proporcionando um dia especial para nossas crianças, adolescentes e idosos”.

E o dia foi mesmo pra lá de especial, e a turma adorou sair da rotina. “Foi uma alegria participar desse passeio. Estou maravilhada e só posso agradecer a todos que trabalham no Cras e aos demais que ajudaram para que hoje estivéssemos aqui junto com as crianças e os adolescentes. Espero que aconteçam sempre passeios como este, pois nos deixa com um ânimo a mais para continuar vivendo”, disse Maria dos Milagres, que participa do Grupo de Idosos do Cras.

Para a adolescente Gracielma Gaspar, o dia foi ainda mais importante. “Já moro em Parauapebas há mais de 12 anos e nunca tinha tido a oportunidade de visitar o Parque Zoobotânico. Foi um dia muito legal pra mim e para os amigos que estão comigo no grupo do Cras”.

Texto: Antonio Fernandes/Jhonathan Felipe | Semas
Fotos: Jhonathan Felipe