GRUPO ARTICULA NOVOS CURSOS SUPERIORES EM PARAUAPEBAS PARA 2019

publicado: 28/08/2018 12h30

O Grupo de Trabalho Técnico (GTT) Pró-Uepa, que objetiva dá celeridade à implantação do campus da instituição em Parauapebas, se reuniu no ultimo dia 22 com representantes dos Poderes Executivo municipal, representado pelo secretário de Educação Raimundo Neto, Legislativo e da referida universidade, com o objetivo de tratar sobre uma extensa pauta relacionada ao ensino superior no município.

Entre os pontos tratados no encontro, a implantação da Residência Médica em Parauapebas, votação pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Uepa, criação de um fundo para investimento no ensino superior e a instalação de pelo menos dois cursos de graduação da Uepa na cidade já em 2019.

Na ocasião, o secretário de Educação entregou a escritura do terreno destinado à construção do campus para o diretor de extensão da Uepa, professor Osvando Alves, e informou sobre o andamento do processo licitatório que definirá a empresa responsável pela elaboração do Projeto Executivo. “A abertura do processo licitatório para a contratação da empresa está prevista para ocorrer no final deste mês”, anunciou Raimundo Neto.

ANTECIPAÇÃO DE CURSOS

O GTT destacou a importância de garantir que alguns cursos já constem no edital do próximo vestibular da Uepa, para que passem a funcionar no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) ano que vem.

O professor Osvando ficou de levar a proposta à universidade, contudo adiantou quais áreas são mais viáveis. “Devem vir cursos da área tecnológica e licenciatura pra gente aproveitar a estrutura do Centro Universitário de Parauapebas e, assim, termos o mínimo de gastos, mas com a qualidade de sempre”, disse ele.

“Já temos também um encaminhamento da residência médica. A partir de março do ano que vem, o município deverá receber a residência médica em cirurgia geral, ortopedia e clínica médica”, anunciou o representante da Uepa, informando que a comissão responsável já está em contato com o Hospital Geral de Parauapebas.

CRIAÇÃO DO FUNDO

Com o objetivo de fomentar o ensino superior no município com vista a transformá-lo em um polo universitário, a Câmara Municipal propôs um projeto de lei que criará um fundo para a educação superior e destinará um percentual da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) para ele.

De acordo com o presidente da Casa de Leis, vereador Elias Ferreira, a emenda que institui o fundo deve entrar em votação até o final do mês de setembro. “O projeto de criação do fundo já está tramitando nas comissões e depois vai para votação. Vamos realizar uma reunião com o Executivo para alinhar alguns detalhes e viabilizarmos a votação”, informou o chefe do Legislativo.

Também participaram da reunião as vereadoras Eliene Soares e Francisca Ciza, o secretário-adjunto de Planejamento, Rômulo Pinho Barros, e os assessores técnicos da Semed, André Santos e Messania Cardoso.

Texto e fotos:
Messania Cardoso | Semed