Iniciada no sábado, 21 de setembro, a 11ª Semana de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência teve seu encerramento na última sexta-feira, 27. A programação contou com uma grande passeata, partindo da Praça dos Metais até o Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), no bairro Cidade Nova; com stand-up do humorista Geraldo Magela e show da banda local, Legionários.
“É um grande evento que vem se destacando há 11 anos. Estamos comemorando 11 anos de luta e temos alcançado muito êxito, aceitação na sociedade. A tendência é termos uma melhoria, uma qualidade de vida melhor”, comemora José Monteiro, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Parauapebas (CMDPDP).
Esse ano, a Semana de conscientização teve como tema “Inclusão se Conquista com Autonomia e Empoderamento” e durante a programação foram realizadas rodas de conversas em algumas escolas da cidade e entrevistas em rádios e emissoras de TV sobre os desafios em que vivem as pessoas com deficiência.
“A luta da pessoa com deficiência é muito longa. Há poucos anos foi constituído o Conselho da Pessoa com Deficiência. Só o fato de estarmos, hoje, aqui, já é um exemplo de superação de alcance destes direitos”, ressalta George Augusto Rodrigues, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Parauapebas (Comasp).
A programação da 11ª Semana faz referência ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência – 21 de setembro. A programação de abertura contou com ação social, cultural, esportiva e de cidadania, no Ginásio Poliesportivo, no bairro Beira Rio.
“A deficiência não me impede, pelo contrário, ela me impulsiona, cada dia, a lutar para que nossos direitos sejam executados”, comenta Edvaldo Lima, auxiliar administrativo.
Texto: Sara Dias
Fotos: Lucas Dias, Piedade Ferreira, Chico Souza
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP