Governo municipal atende demandas comunitárias

publicado: 10/06/2019 17h50

Durante a reunião entre os representantes dos moradores dos bairros Liberdade I e II e o governo municipal, realizada no gabinete do prefeito, na sexta-feira (7), ficou claro o quanto as ações junto às comunidades têm sido ampliadas na atual gestão, principalmente depois da criação da Coordenadoria Especial de Trabalho, Emprego e Renda (CETER), que tem um braço forte quando se trata de relações institucionais.

Dentre as solicitações da comunidade estão melhorias de infraestrutura, mobilidade urbana, construção de um Centro de Assistência Social (CRAS) e questões fundiárias. Para Cláudio Lima, presidente da Associação dos Moradores do bairro Liberdade I e II (AMEAL), a reunião foi muito produtiva, “cada um dos secretários que participaram da reunião conosco se comprometerem com as pautas que estão por realizar. Somos gratos por esta atenção o governo, em nos receber e nos ouvir, mas, principalmente por resolver as problemáticas do bairro”.

“Nestas reuniões o governo dá retorno das demandas levantadas por determinada comunidade. O prefeito determinou que, o governo como um todo, acolha as pautas de reivindicações comunitárias e faça os devidos encaminhamentos. Já tivemos várias reuniões com comunidades da VS 10, Palmares II e Palmares Sul. Nós buscamos as respostas junto às secretarias de governo e compartilhamos com os representantes da comunidade as respostas”, informou Girlan Pereira, titular da CETER.

Encaminhamentos da reunião com representantes da AMEAL

Entre os principais encaminhamentos da reunião, estão as pautas relatadas abaixo:

Na Educação, foi atendido o pedido da comunidade com a inauguração da creche Zelita Ribeiro, inaugurada semana passada.

Sobre as demandas relacionadas ao abastecimento de água e tratamento de esgoto, serão contempladas com a execução das obras do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Revitalização dos Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (PROSAP), previstas para iniciarem a partir de agosto. Por este motivo, o governo municipal ficou de realizar uma apresentação específica sobre o PROSAP para os moradores dos bairros Liberdade I e II.

Quanto aos questionamentos de infraestrutura, Wanterlor Bandeira, titular da Secretaria Municipal de Obras (SEMOB), presente na reunião, informou que para a construção de calçadas é necessário que o projeto passe por processo licitatório. Já com relação à operação tapa-buraco, o recapeamento de ruas contemplará prioritariamente as vias da rota de transporte coletivo.

A previsão é que após 60 dias da operação tapa-buraco se conclua as emergências da localidade, segundo Wanterlor, acrescentando que “a Semob tem 20 Ordens de Serviços (OS) para ruas dos bairros Liberdade I e II”. A comunidade foi informada também que há um projeto em licitação para a construção de 15 km de ciclovia na localidade.

Sobre a construção do CRAS, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) trabalha no levantamento de quantas famílias têm na comunidade, pois há regras do governo federal que definem critérios específicos sobre a implantação de uma dessas unidades. Atualmente a comunidade é atendida pelo Cras do Rio Verde. Como medida paliativa, a Semas atenderá a comunidade com o Cras Volante.

Sobre a Geração de Trabalho Emprego e Renda, Girlan informou que “a CETER tem um planejamento de qualificação para a comunidade, por meio de cursos de capacitação”. Já se fez um termo de cooperação técnica entre as secretarias de governo para realizar esse projeto.

“O governo municipal está preocupado em atender com as pautas comunitárias, vamos monitorar e fazer as cobranças necessárias dos compromissos firmados” afirmou o chefe de gabinete, Roque Dutra, também presente na reunião.

Texto: Karine Gomes

Fotos: Gilberlan