Governo municipal acelera medidas que auxiliam no combate ao desemprego no município.

publicado: 19/02/2019 15h37

Servidores são capacitados em políticas de incentivo à geração de emprego

Fomentar postos de trabalho é o principal desafio da Coordenadoria Especial de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter) que realiza até hoje, dia 19, o primeiro curso de capacitação  para servidores sobre legislação e nivelamento das práticas do serviço público.

O grupo está discutindo políticas públicas de incentivo à geração de emprego e renda no município como alternativas eficientes que envolvam o setor privado. Girlan Pereira, coordenador da Ceter, acredita que o caminho é oferecer as condições favoráveis à geração de emprego por meio de programas e investimentos.

A qualificação profissional pode ser uma das iniciativas, já que é uma das barreiras entre a mão de obra local e a necessidade das empresas instaladas no município. “Enquanto município, podemos desenvolver um programa de qualificação específico já que toda empresa que chega na cidade precisa se credenciar no Departamento de Arrecadação Municipal (DAM). Sabemos antecipadamente qual tipo de mão de obra será requisitada pelo mercado”, disse o coordenador.

Outra medida prevista é o fortalecimento da unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine) que oferece entre outros serviços, a mediação entre a mão de obra e as empresas. O governo municipal está reestruturando o departamento, inclusive, com a ampliação do quadro de servidores para melhorar o atendimento público.

Texto: Jéssica Diniz

Fotos: Piedade Ferreira