Gestores socializam experiências e desafios em seminário inédito

publicado: 05/12/2015 00h11

“Uma festa do conhecimento”. Essa frase marcou a realização do 1º Seminário de Gestores da Rede Municipal de Ensino, que teve como tema as “Práticas da Gestão em Função do Direito de Aprender” e foi realizado na última quinta-feira (3), no auditório da Prefeitura de Parauapebas, pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O evento contou com a participação de todos os gestores escolares de ensino fundamental, que socializararam desafios, experiências e conquistas deste ano letivo, além de externar expectativas para 2016.

As apresentações dos gestores foram dividas em três grupos, com os temas Gestão Financeira, Gestão das Relações e Gestão Pedagógica, por meio dos quais todos os educadores tiveram a oportunidade de compartilhar suas realizações, como também as dificuldades de rotina de gerenciamento pedagógico e administrativo de uma unidade escolar.

O prefeito Valmir Mariano elogiou a todos os gestores educacionais, parabenizando pela grande conquista do município no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). “Quero agradecer a todos vocês, educadores, pela contribuição na educação do nosso município que nos proporcionou a premiação no IOEB. Parauapebas está em primeiro lugar a nível Pará, e à frente de 14 capitais”, informou o prefeito.

Há mais de um ano atuando como gestor da EMEF Mário Lago, Andrew Silva de Sousa diz ter adorado a iniciativa da Semed por realizar, de maneira inédita, um seminário de tão grande relevância para a educação municipal. “Trocamos experiências e aprendemos muito uns com os outros. A secretária Leila Lobato e sua equipe estão de parabéns pela iniciativa, que nos agrega valor profissional”, destaca.

A diretora Antônia Cleide Pereira, da EMEF Jorge Amado, localizada na APA do Igarapé Gelado, aproveitou a socialização para refletir sobre as ações desenvolvidas em todas as escolas. “A partir das experiências vivenciadas por nós, gestores, percebo que tivemos muitos desafios, e ainda assim conseguimos alcançar 80% das metas”, ressalta. “Queremos, no próximo ano, fortalecer ainda mais o laço com a família dos nossos educandos no ambiente escolar”, almeja Cleide.

A secretária municipal de Educação, Leila Lobato, esteve presente no encontro e falou da sua alegria com os resultados apresentados por todos os gestores. “O foco é sempre o nosso aluno. É ele a peça fundamental, mais importante, para o desenvolvimento de todo o nosso trabalho na rede municipal de ensino”, contextualiza a secretária, ressaltando que a orientação da equipe de gestão da Semed tem sido, satisfatoriamente, cumprida dentro da escola, e isso reflete diretamente no ensino e na aprendizagem dos estudantes.

Como efeito positivo das ações conjuntas entre gestores escolares e a equipe pedagógica da Semed, tem-se o resultado do Índice de Oportunidades na Educação Básica (Ioeb), em que Parauapebas se destaca no Pará com os melhores resultados educacionais, à frente, inclusive, de mais da metade das capitais do estado.

[widgetkit id=”14″]

Luzandra Vilhena