Gestão avalia viabilidade para realização de concurso público em Parauapebas

publicado: 21/08/2019 18h24

A Prefeitura de Parauapebas trabalha para realizar novo concurso público. A Comissão de Acompanhamento para realização do certame para preenchimento das vagas de cargos de níveis elementar, auxiliar, médio e superior do quadro efetivo do município é composta por representantes do Gabinete do Prefeito, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Parauapebas (Sinseppar), Procuradoria Geral do Município (PGM) e Secretaria de Administração (Semad).

A comissão é coordenada pela Semad e tem a função de fazer o diagnóstico de todos os cargos em vacância, a necessidade de novos, o estudo de impacto econômico na folha de pagamento e a previsão orçamentária com a oferta de novas vagas. Depois desse planejamento, será elaborada uma proposta coerente para a realização do concurso público.

Paralelo ao trabalho da Comissão, a Semad estudou, elaborou e encaminhou, para análise e parecer jurídico da PGM, a proposta de uma nova estrutura organizacional. Após a avaliação e encaminhamentos jurídicos, a proposta será enviada para a Câmara Municipal de Parauapebas (CMP), para conhecimento e aprovação dos vereadores.

Atualmente, mais de 60% do quadro funcional da Prefeitura é composto por servidores concursados. O gestor da Semad, Cássio Flausino, falou sobre a importância desse planejamento que precede a publicação do edital.

“O governo municipal é favorável à realização de concurso público e tem dialogado com o Sinseppar para a realização do certame. No entanto, existe a proposta da nova estrutura organizacional e questões orçamentárias que precisam ser avaliadas antes de darmos os próximos passos”, ressaltou o secretário.

Texto: Rayssa Pajeú

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP