GENTILEZA NO TRÂNSITO FAZ BEM E EVITA ACIDENTES

publicado: 01/12/2017 15h26

Com apoio da Guarda Municipal, DMTT coloca música nas ruas e distribui rosas

para motoristas e pedestres

Quem passou pelo semáforo da rua E, no bairro Cidade Nova, durante a manhã de hoje, 1º, foi surpreendido pela música agradável de um saxofone e pela distribuição de lindas rosas, o que arrancou sorriso de muita gente. Afinal, não é todo dia que o trânsito, quase sempre agitado, fica mais bonito.

A ação marcou o “Dia de Gentileza no Trânsito”, realizada pela prefeitura por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), que contou com o apoio da Guarda Municipal.

O motorista Getúlio Balbino, que seguia junto com a filha pela via, aprovou a iniciativa. “Muito legal! Quero que continue assim. Estamos precisando de momentos como esse, que incentivem a educação no trânsito”, defendeu o condutor, que seguiu com a filha, agora bem mais alegre.

A vendedora Cristalina Silva seguia a pé para o trabalho e contou que se sentiu tocada pela música e pelo gesto de receber a flor. “Isso é uma inspiração para a gente que é pedestre: saber que o DMTT promove esse tipo de ação maravilhosa. A música é linda e me deu até vontade de chorar”, confessou ela.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), Milton Lima, o desenvolvimento de ações como o da “gentileza” provoca reflexões sobre a segurança no trânsito. “Devemos repensar nossas ações no trânsito. Queremos mostrar, com esse simbolismo, que o trânsito pode ter mais tranquilidade, sim”, destacou.

SATISFAÇÃO

O Dia da Gentileza do Trânsito contou pela primeira vez com a participação da Guarda Municipal. “É com muita satisfação que nós estamos desempenhando esse trabalho. Acredito que se eu saísse da minha casa e encontrasse um músico tocando, eu ia ganhar o meu dia. É esse sentimento que queremos passar para as pessoas”, enfatizou Martins, que é guarda e músico saxofonista.

A ação realizada pela Secretaria de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), junto com DMTT e Guarda Municipal, encerra o ciclo de atividades do NET, que deverá retomar as campanhas de educação no trânsito em janeiro de 2018.

Texto: Sara Nascimento | Semsi
Fotos: Bruno Cecim