Formatura de História marca uma década de Parfor em Parauapebas

publicado: 19/03/2019 14h59

Felicidade e gratidão. Estes sentimentos definem bem a formatura dos novos licenciados em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Plano Nacional de Formação de Professor da Educação Básica (Parfor), aderido pela Prefeitura de Parauapebas.

O evento, que ocorreu na Câmara Municipal de Parauapebas na noite do último sábado, 16, também foi marcado pelas comemorações dos dez anos do programa no município. Uma exposição fotográfica rememorou a trajetória e conquistas da região durante este período.

Os 13 formandos que colaram grau são oriundos de seis municípios paraenses: Eldorado do Carajás, Uruará, Jacundá, Curionópolis, Novo Repartimento e daqui mesmo, de Parauapebas. Ozângela dos Santos Costa estava entre eles. “O sentimento que prevalece hoje é gratidão. Estou realizando o sonho de conquistar meu diploma na área que almejei. Somos pessoas privilegiadas por termos tido essa oportunidade”, comemora a graduada.

O professor doutor Karl Arenz, coordenador do curso de História do Parfor pela UFPA, diplomou a turma. Em seu discurso, ele mencionou o orgulho de ter acompanhado o Parfor desde o início e vivenciado a conquista de muitos estudantes.

Segundo o secretário-adjunto de Educação do município de Parauapebas, Antonino Brito, a oferta de cursos de graduação representa o compromisso do atual governo com o ensino superior e com a promoção de desenvolvimento social.

“É bom destacar que, em 2009, o prefeito Darci Lermen teve todo o cuidado em aderir ao programa. Neste período nós tínhamos vários professores que ainda não tinham o ensino superior. E em 10 anos toda a comunidade de Parauapebas e região foi beneficiada”, informa Sérgio Augusto de Ávila, coordenador local do Parfor.

PARFOR – 10 ANOS DE CONQUISTA

Ao longo desse período, o Parfor formou 325 professores oriundos de 14 municípios, por meio de 14 turmas de licenciatura ofertadas pelas Universidades do Estado do Pará (UEPA), Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (UFRA). Entre os cursos estão: Língua Inglesa, História, Educação Física, Ciências Naturais, Ciências da Computação, Pedagogia e Física.

Texto: Messania Cardoso

Fotos: Bruno Cecim