Formandos da escola municipal de música apresentam seus talentos e aprendizado

publicado: 11/12/2019 18h52

Emoção e alegria marcaram a formatura dos alunos da Escola Municipal de Música Maestro Waldemar Henrique, realizada nesta terça-feira (10), no Tatersal da FAP. Os 25 formandos estudaram por três anos aprendendo teoria, percepção e prática musical. A escola é da Prefeitura e representa mais um investimento do governo municipal na cultura enquanto instrumento de transformação social.

“Além de tocar violão aprendi, entre outras coisas, teoria musical, que me ajuda a tocar outros instrumentos com mais facilidade”, disse a formanda Larissa Taboada, destacando que a experiência na escola de música, “influencia muito a nossa vida, nos traz mais para o universo artístico e nos ajuda a enxergar o mundo de uma forma diferente”.

Sua mãe, Thaís Taboada, diz que “é uma satisfação pessoal nossa, formar uma filha na escola de música. Ela se formou em violão, mas já começou a aprender saxofone. Acho extremamente importante Parauapebas ter uma oportunidade assim, com uma escola fantástica e professores excelentes. A música ajuda no crescimento intelectual”.

Para celebrar o momento, a Prefeitura organizou uma festa de formatura especial. “A gente viu o esforço desses alunos ao longo de três anos, os professores sempre falavam da dificuldade de mantê-los estudando durante todo o esse período. Por isso, o governo realizou essa festa linda, para comemorar e marcar a entrega de uma safra de músicos talentosos”, afirmou Saulo Ramos, secretário municipal de Cultura.

O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, falou sobre a importância da escola de música, “eu me sinto feliz e realizado ao ver todos esses talentos dos jovens beneficiados com a escola de música e toda a inclusão social gerada a partir desse trabalho maravilhoso”. Darci idealizou a escola de música no seu segundo mandato como prefeito de Parauapebas.

“A escola Waldemar Henrique, assim como toda tentativa de trabalhar o social, de dar oportunidade aos jovens, tem uma importância e relevância inestimável. Assim ocorre com todas as ações do governo municipal, que tem como marca a sensibilidade de enxergar as pessoas”, frisou o paraninfo da turma, Keniston Braga.

“É um orgulho participar de um momento como este e ver que Parauapebas tem tantos artistas em formação. Mas, os mais orgulhosos nessa noite especial são os pais, por verem seus filhos se apresentando com tanto talento”, destacou a primeira dama, Viviane Lermen, também paraninfa da turma.

A turma levou o nome do professor Lucas de Almeida, homenageado pelos alunos. Ele começou sua trajetória musical na Waldemar Henrique, se formou em uma das primeiras turmas. O diretor da escola de música, Claudson dos Santos, destacou “não ensinamos apenas música, mas também valores”.

Texto: Karine Gomes

Foto: Felipe Borges e Lucas Dias