Formação de educadores alinha objetivos para melhor a qualidade do ensino

publicado: 09/08/2019 14h42

Diretores e coordenadores participaram na quarta-feira (7) da primeira formação pedagógica do segundo semestre letivo com o secretário municipal de Educação, Luiz Vieira, e a equipe técnica da pasta e discutiram o cumprimento de uma meta importantíssima para os próximos meses: preparar os estudantes da rede municipal para enfrentar o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), avaliação da qual será gerado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Os índices de Parauapebas estão em 5,7 nos anos iniciais do ensino fundamental e 4,6 nos anos finais. “Nosso objetivo é garantir à educação da rede pública municipal de Parauapebas a excelência a que faz jus, pelo nível de educadores que temos e, também, pela estrutura de que dispomos”, almeja o titular da Semed.

“Por isso, é importante planejarmos, discutirmos os rumos do ensino e dar aprendizagem durante as formações a fim de que possamos preparar nossos alunos para que obtenham o melhor rendimento possível no exame”, completa. A aplicação do Saeb ocorre entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro.

Durante o encontro, realizado no auditório da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Salete, na Palmares 2, foi reforçada a importância de vários programas atualmente em curso, como o “Mais Alfabetização” e o novo “Mais Educação”, programas valiosos para a consolidação de metas de qualidade da aprendizagem. Outro tema que entrou na pauta foi a organização para o desfile civil de 7 de Setembro.

A diretora da unidade educacional, Deusamar Sales Matos, que recepcionou os educadores, falou sobre a importância da escola para a comunidade da vila. “A escola tem papel fundamental no desenvolvimento social e na difusão cultural da comunidade, principalmente em projetos de assentamento como o nosso”, destacou.

Na oportunidade, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap), por intermédio do psicólogo Fabiano Marinho, fez a entrega do livro “Não Me Toca, Seu Boboca”, cujo texto, de caráter instrutivo e em linguagem infantil, de fácil compreensão, orienta contra a prática de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Texto/Fotos: Stephanie Reis

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP