FORMAÇÃO CONTINUADA LEVA PROFESSORES A REFLETIR SOBRE COMO POTENCIALIZAR AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DOS ALUNOS

publicado: 12/12/2017 11h25

O encerramento das formações continuadas dos professores dos ciclos finais da rede municipal de ensino ocorreu na quarta e quinta-feira, 6 e 7, no plenário da Câmara Municipal. Com o tema “Inteligências Múltiplas”, os educadores das diversas áreas do conhecimento foram instigados a refletirem sobre como potencializar a aprendizagem dos alunos por meio da identificação de suas diversas habilidades.

A teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner, que depois de muitos estudos concluiu que o cérebro do homem possui nove tipos de inteligências. Porém, a maioria das pessoas possui uma ou duas inteligências desenvolvidas. Isso explica porque uma pessoa pode ser muito boa em uma área do conhecimento e péssima em outra.

Segundo Sandra Alves, a formadora da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que ministrou a palestra, os professores precisam saber identificar as habilidade dos alunos para potencializá-las e obter um melhor resultado em sala de aula. “O professor precisa perceber a multiplicidade de inteligências que existe dentro da escola e entender que elas podem ser desenvolvidas. Se ele valorizar o que o aluno tem de melhor, esse aluno pode se sentir motivado para obter um bom desempenho nas áreas que ele tem dificuldade” enfatiza.

A formadora ainda mencionou que o objetivo da palestra foi mais de provocar educadores a se aprofundarem sobre o assunto, seja por meio da discussão entre os pares, seja por meio da aquisição de bibliografias para o tema, para que assim possam se aprofundar no assunto e aplicar em sala de aula, trazendo ganhos para o processo de ensino e aprendizagem.

“Quando eu percebo que as inteligências são desenvolvidas, não vou rotular ninguém de mais inteligente ou menos inteligente, eu vou me colocar nesse processo. Se o aluno ainda não desenvolveu as inteligências, de alguma forma estou falhando e preciso rever minhas práticas”, adverte a palestrante.

Relevância das formações continuadas

Eliana Pantoja Dias é professora de Educação Física da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Evangelista. Ela participou da formação e afirma que a aplicação do que relembrou e aprendeu sobre a teoria de Gardner será de grande relevância para sua atuação na escola.

“As dificuldades encontradas pelos alunos em algumas disciplinas sempre foram um desafio para os educadores. Por meio do estudo da teoria podemos entender melhor porque isso acontece e buscarmos alternativas, inclusive, com aulas mais atrativas e criativas para desenvolver ou aprimorar habilidades dos estudantes”, afirma Eliana.

Segundo Valdelice Cardoso, coordenadora do Departamento de Ensino dos 3° e 4° ciclos da Semed, o encontro visava não só a discussão da temática e a aquisição de novos conhecimentos, mas também à integração e valorização dos profissionais. “Esse momento também é de conclusão dos trabalhos da formação continuada de 2017. É um momento voltado para confraternizar e valorizar o trabalho realizado pelo professor durante o ano, de dizer o quanto ele é importante e que sua atuação é determinante para a evolução do conhecimento do aluno”.

Texto: Messania Cardoso
Fotos: Semed/Arquivo