Florindo o Mundo: Seden certifica 50 mulheres por curso de empreendedorismo

publicado: 16/08/2021 10h58

Criado pela Segov, projeto não se limita a ensinar uma profissão para elas: ajuda a elevar a autoestima especialmente de quem foi vítima de violência doméstica.

O sorriso no rosto delas não deixava margem para dúvidas: elas estavam bem felizes e realizadas pelo tanto que aprenderam durante uma semana com o curso sobre empreendedorismo oferecido pela Prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Seden), com o apoio do Sebrae e da Organização das Cooperativas (OCB/Sescoop).

Não foi um curso qualquer que tratou unicamente sobre como empreender e a importância do cooperativismo. Mais do que tudo elas aprenderam que têm força e que são capazes de construírem uma carreira profissional que garanta não apenas a liberdade financeira, mas especialmente a emocional.

“Aqui, a gente aprendeu coisa que vai guardar para o resto da vida. Estou aprendendo a me fortalecer, a me amar mais”. Pode-se dizer que as palavras de Atailde Lima Souza expressam o sentimento de quase todas as 50 mulheres do Projeto Florindo o Mundo, que passaram a última semana sendo capacitadas para entrar no mercado de trabalho e que, na sexta-feira, 13, receberam o certificado pela participação no curso.

Foi uma manhã cheia de depoimentos fortes e emocionantes durante a palestra motivacional da psicóloga Ingridy Marques, que tratou do empreendedorismo como forma de empoderamento. Foram desabafos de mulheres vítimas de violência doméstica, que desconheciam seus direitos e se sentiam incapazes de dar um passo adiante, vencidas que estavam pelas agressões físicas e pressão psicológica.

“Elas estão vivendo uma oportunidade única, singular, oportunidade de falar de assuntos tão atuais e tão necessários entre nós, mulheres. O Projeto Florindo o Mundo está abrindo muitas oportunidades, principalmente para o empreendedorismo feminino, como ato de liberdade e independência financeira”, define Ingridy, para ser taxativa: existem mulheres fortes e existem mulheres que ainda não descobriram a sua força.

Pela reação das mulheres, tudo indica que o curso ajudou nessa descoberta. “Esse curso reforça o empoderamento. É muito útil para nós no dia a dia, para nossa convivência. Nós, mulheres, somos o que a gente quer ser. A gente pode estudar, ensinar para as outras que vão vir porque vão entrar mais pessoas no Florindo no Mundo”, diz Gisele Souza.

Mais turmas

Administradora da Seden, Kyuca Torres conduziu o último dia do curso de empreendedorismo ao lado do secretário adjunto de Desenvolvimento, Claiton Silva, o Tita; o coordenador da Sala do Empreendedor, Jean Santos; o coordenador de Emprego, Trabalho e Renda (Ceter), Robson Cordeiro; Selma Lima, coordenadora de campo do projeto, e outros integrantes da secretaria.

“Que as mulheres dessa turma sejam exemplo para as próximas que virão daqui pra frente porque não vamos parar até que a gente consiga o objetivo do governo, que é alcançar as mil mulheres dentro do Florindo o Mundo sendo capacitadas através da Seden”, disse Claiton Silva.

Presente na entrega dos certificados, o vereador Josivaldo da Farmácia encorajou a turma após relatar que ele próprio passou por grandes dificuldades na vida até chegar onde está: “Não deixem que ladrões de sonhos, que muitas vezes estão no seu lar, roubem esses sonhos”.

Lançado no início de março deste ano pela Secretaria Especial de Governo (Segov), o Projeto Florindo o Mundo tem envolvimento de outras secretarias: da Mulher (Semmu), do Meio Ambiente (Semma), de Urbanismo (Semurb), de Assistência Social e de Produção Rural (Sempror), além do Prosap, que ainda este ano irão oferecer novos cursos para as mulheres.

Texto: Hanny Amoras
Fotos: Renato Resende