FESTIVAL JECA TATU FOMENTA CULTURA LOCAL E GERA RENDA

publicado: 04/07/2018 17h21

Apresentações culturais, casamento na roça concurso de miss e quadrilha animaram os cinco dias de festa do Festival Jeca Tatu, que atraiu centenas de pessoas diariamente para a Praça de Eventos. Pessoas como o universitário Artur Carvalho, que costuma participar dos festejos juninos todos os anos e diz que a festa é uma forma de valorizar a cultura. “A festa está ótima, é fundamental uma festividade cultural como essa porque envolve crianças, jovens, universitários e toda a família e ainda fomenta e valoriza a cultura”, observou o jovem.

Na arena de apresentações, 34 quadrilhas mostraram criatividade e muita animação na hora de contar as mais variadas histórias caipiras. Quem também participou desse momento de festa foram os idosos do Cras Rio Verde, que mostraram muita alegria na apresentação da quadrilha preparada especialmente para a festival. “Eu gostei muito de participar porque é algo bonito que traz diversão para nós”, disse o aposentado Manoel Santos. 

Nas noites de arraial, a venda de comidas típicas foi atração à parte. A gastronomia voltada para a mês de junho tomou conta do cardápio, o que  agradou os visitantes e gerou renda para os ambulantes, que comemoraram o resultado das vendas. “Essa é uma das melhores festas do ano. Eu me planejei o ano todo para participar. Esse ano as vendas foram ótimas. Também gostei porque foram valorizadas as pessoas da cidade. Tudo diferente, decoração, os cantores, o festival foi ótimo”, avaliou a ambulante Cleide Pinheiro.

João Cláudio também aproveitou a festa para garantir um dinheiro extra e curtir as férias. “Este ano o movimento foi bom e as vendas também. Vendi toda a minha mercadoria”, contou o vendedor de brinquedos.

O Jeca Tatu organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup) visa preservar as manifestações artísticas da região, além de fortalecer o comércio local.  “Foi o melhor Festival da história, tudo organizado e a atração principal sendo as agremiações. Tiramos a estrutura maior para valorizar a apresentação da arena.  E ainda movimentamos a economia, pois as agremiações compraram no comércio local e produziram toda a sua estrutura para apresentação na cidade. E nos dias dos eventos as pessoas estão aqui vendendo seus produtos e gerando renda também”, destacou o secretário de Cultura, Popó Costa.

QUADRILHAS PREMIADAS

Na tarde de segunda-feira, 02, houve apuração dos votos e as agremiações conheceram as quadrilhas vencedoras do concurso do Festival Junino 2018.

As categorias Caipiras, Salão e Estilizada foram avalizadas nos quesitos: marcador, noivos, originalidade, coreografia, comissão de frente e traje.Foras premiadas as três primeiras colocadas de cada categoria.  

Categoria Salão:

1º Explosão de Cheiro

2º Raízes de São João

3 º Sedução Junina

Categoria Estilizada:

1º Império de São João

2º Guerreiros de Fogo

3º Chapéu de Palha

Devido ao empate entre as Jovens do Cangaço e Rabo de Palha, o resultado final da campeã da categoria Caipira será definido nesta quarta-feira, 04, pois ainda tem recursos para ser analisados.

Texto: Liliane Diniz
Fotos: Helder Messiah e Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

{gallery}/Fotos2018/SECULT/FIMJECATATU{/gallery}