FEIRÃO OFERECE CRÉDITO MAIS ACESSÍVEL A PEQUENOS EMPREENDEDORES

publicado: 25/10/2017 17h52

Micro e pequenos empreendedores de Parauapebas estão convidados a participar nesta quinta-feira, 26, do I Feirão de Crédito, que vai reunir o Sebrae e quatro instituições bancárias no auditório da prefeitura, a partir das 9 horas. O evento é uma iniciativa do governo municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Seden), e que tem a parceria também da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip).

O feirão vai permitir aos micro e pequenos empreendedores que peguem empréstimos bancários com taxas e juros mais baixos aos praticados normalmente. “Nós visitamos os gerentes de cada um dos bancos, apresentamos nossa proposta e pedimos taxas e juros especiais especificamente para o feirão. E a ideia foi bem recebida”, diz o secretário de Desenvolvimento, Isaías de Queiroz.

Para que o empreendedor tenha certeza e segurança em contrair empréstimo, o feirão vai começar com uma palestra de orientação para o crédito, ministrada pelo Sebrae. “O feirão vai oferecer essa consultoria do Sebrae para que o empreendedor saiba o que fazer e como fazer antes de tomar empréstimo, para não ter problemas, que é tudo o que não queremos”, frisa o secretário.

Isaías de Queiroz explica que o feirão visa a aproximar os empreendedores dos bancos diante do receio que muitos ainda têm das instituições. Com a aproximação, observa o secretário, bons negócios podem ser feitos, o que, consequentemente, vai impulsionar a economia em Parauapebas.

“Queremos ajudar a desmitificar isso de que os bancos são um bicho de sete cabeças quando podem impulsionar o empreendedor a melhorar a sua empresa”, acredita Isaías de Queiroz, para explicar que, na feira, o empreendedor não poderá abrir contas, mas exclusivamente conversar diretamente com o banco onde tem conta sobre alternativas do melhor crédito.

BANCO DO POVO

A ideia de promover o feirão deve-se também ao fato de que o orçamento deste ano do Banco do Povo já esgotou. Os empréstimos beneficiaram 284 empreendedores. Na fila de espera, ainda estão outros 150, que, como os demais empresários, terão que esperar 2018 para recorrer à instituição.

Neste ano, o orçamento do Banco do Povo foi de R$ 1,180 milhão, com limite máximo de empréstimo, por pessoa jurídica, de R$ 12 mil. No ano que vem, informa Isaías de Queiroz, o valor do orçamento vai triplicar: R$ 2,9 milhões, que serão disponibilizados para quem já é empreendedor e planeja melhorar sua empresa.

Texto: Hanny Amoras
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP