FEIRA “PLANTANDO O BEM” ALERTA PARA CUIDADOS COM MEIO AMBIENTE

publicado: 23/03/2018 15h40

“Estou amando. Tudo isso aqui é ótimo! A gente aprende muita coisa”, afirmou a pequena Lara Souza, 10 anos. A estudante foi apenas uma das pessoas que visitou a Feira Plantando o Bem, realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), na Escola Chico Mendes, na manhã de quinta-feira, 22.

Estudantes e comunidade em geral participaram da programação que contou com várias atividades socioambientais e educativas com o intuito de gerar mais conhecimento sobre o meio ambiente, destacando a riqueza da nossa região.

A iniciativa teve a parceria de instituições como o Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap), Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), por meio do Projeto Ufra na Comunidade.

“O projeto existe há dois anos e sempre está inserido numa programação que envolva a temática ambiental. É o momento em que os nossos acadêmicos repassam para a comunidade tudo aquilo que aprendem em sala de aula. Desta forma, o conhecimento não fica restrito aos muros da universidade”, explicou Selma Goulart, professora e coordenadora do projeto.

Com estandes montados na quadra da escola, as instituições compartilhavam conhecimento com os visitantes por meio de jogos, atividades sensoriais, maquetes, projetos alterativos.

A programação da 22ª Semana da Árvore, com o tema “Parauapebas mais verde, plante esta ideia”, começou na última segunda-feira, 19, e vai até hoje, 23. “É fundamental fazer este trabalho que busca conscientizar a população a cuidar do meio em que vive. A nossa ação conta com doações de mudas e damos as devidas orientações para incentivar as pessoas a plantarem mais árvores”, destacou Francilma Dutra, coordenadora da Semana da Árvore.

E com tantas atividades que mesclam conhecimento e criatividade não poderia dar outra: as crianças estão aproveitando, como Geovannah Gardhner, que conta o que aprendeu. “Aprendi que devemos preservar e não poluir os rios. Quem sofre com a destruição da natureza somos nós e futuramente os nossos filhos e netos”.

Texto: Anne Costa
Fotos: Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

{gallery}SEMMA/PLANTANDOOBEM{/gallery}