FEIRA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA EXPLORA PROJETOS SOCIAL E AMBIENTAL

publicado: 21/11/2018 19h10

Com boa aceitação da Fepacti, Semmect já se prepara para realizar a segunda edição em 2019 

Parauapebas recebeu de 12 a 16 deste mês a 1ª Feira Internacional de Ciência e Tecnologia (Fepacti) que ofereceu ao público a exposição de 110 projetos construídos por estudantes brasileiros e estrangeiros. O evento foi todo organizado pela Secretaria de Mineração Ciência e Tecnologia (Semmect) da Prefeitura de Parauapebas juntamente com parceiros, como instituições educacionais, além de todo o governo municipal. 

Entre os destaques da feira, havia projetos de cunhos ambiental e social cujas propostas se atentavam para mobilidade urbana e preservação do meio ambiente.Alunas do 9º ano da Escola Paulo Fonteles de Lima apresentaram ao público a bengala inteligente, toda adaptada para garantir mais segurança para deficientes visuais transitarem, sem susto, em passeios públicos. 

A estudante Fernanda Silva explicou que a bengala utiliza um sensor de proximidade. Dispositivo semelhante é utilizado em automóveis cuja função é evitar colisões durante as manobras de estacionamento ao emitir sinais sonoros de alerta ao condutor do veículo.Segundo a estudante, o dispositivo garante mais independência e melhor mobilidade a deficientes visuais. “Como existem muitos obstáculos nas ruas e muitas calçadas não são niveladas, a bengala tem a proposta de facilitar a locomoção de portadores de necessidades especiais”, disse ela.

Jonas Soares, 12 anos, estudante do Rio Grande do Norte, apresentou aos visitantes seu projeto intitulado “A utilização da energia renovável no ciclismo”. Ao utilizar canos plásticos e peças de computadores em desuso, o aluno criou um sistema de captação de energia eólica capaz de substituir pilhas e baterias para acender lanternas de capacetes para ciclistas.

Além de se preocupar com a segurança de ciclistas, o sistema usa energia limpa e renovável e ainda dispensa materiais que agridem o meio ambiente, pois pilhas e baterias levam entre 200 e 500 anos para se decompor.

Outro projeto que propôs a consciência ecológica foi apresentado pela delegação do Chile. Segundo o professor Giovanni Ayala, responsável por orientar estudantes daquele país que participaram da feira, a pesquisa apresentada pelos chilenos demonstra a atividade biológica feita com algas marinhas que determinam quais as propriedades biológicas do organismo e como essas propriedades contribuem para sua preservação dentro do ecossistema. “Com a investigação, descobrimos propriedades oxidantes fundamentais para a preservação das algas e de espécies que se alimentam desses organismos como os conhecidos caranguejos”, disse o professor chileno.

MAIS FEIRA

Além da exposição, a feira ofereceu também cursos e palestras durante a programação, o que atraiu milhares de visitantes todos os dias. Em parceria firmada com a Secretaria de Educação (Semed), estudantes de várias escolas municipais foram levados ao evento para conhecer os projetos. 

O prefeito Darci Lermen, durante a cerimônia de abertura, enfatizou que a feira deve transformar as gerações e propostas em bens e serviços. “Tudo que está sendo apresentado aqui só tem sentido se de alguma forma melhorar a vida das pessoas”, disse o gestor. 

A abertura contou também com a participação de Lúcia Santos, representante do Ministério de Ciência e Tecnologia, que parabenizou o governo municipal pela iniciativa, governo este que já garantiu aproximadamente R$ 100 mil em recursos por meio do ministério para realizar a edição de 2019 da feira. 

Para o secretário de Mineração, Flávio Veras, o recurso é fruto do trabalho desempenhado pela Semmect durante todo e garantirá um evento ainda melhor em 2019. “Nós estamos satisfeitos com a feira. Sempre encontramos alguns imprevistos, mas de um modo geral todo o trabalho está valendo a pena”, frisou. 

ENVOLVIMENTO

A Fepacti premiou os projetos mais bem avaliados por professores, contou com a participação indispensável de voluntários e ofereceu também estandes de departamentos e secretarias municipais, como o a Secretaria de Saúde (Semsa) com o tema da campanha Novembro Azul; da Secretaria de Planejamento (Seplan), Departamento de Turismo (Detur) e Secretaria de Desenvolvimento (Seden). 

Além de organizar o evento, a prefeitura garantiu incentivos que viabilizaram a vinda dos estudantes de outros Estados e países e já se prepara para a próxima feira internacional. 

Texto: Jéssica Diniz

Fotos: Bruno Cecim
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

{gallery}/Fotos2018/SEMMECT/FEIRAINTER2018{/gallery}