FEIRA DE CIÊNCIAS DO CEPEJA CHAMA ATENÇÃO PARA MEIO AMBIENTE

publicado: 06/11/2017 15h33

Com o tema “Sustentabilidade – Preservar e Cuidar do Meio Ambiente”, o Centro de Ensino Personalizado do 6º ao 9º ano para Jovens e Adultos (Cepeja) Castro Alves realizou na noite da última quarta-feira, 1°, sua terceira Feira de Ciências. Tudo de forma dinâmica e criativa.

O evento interdisciplinar envolveu mais de 250 alunos e oito professores, além da equipe gestora da instituição. Os objetivos foram estimular a maior participação dos alunos no processo de aquisição de conhecimentos sobre as questões ambientais, promover a socialização do conhecimento adquirido e provocar mudanças de hábitos.

Durante a feira, sete projetos voltados para o meio ambiente foram apresentados à comunidade, dentre eles “Produção de Lixo e Desperdício”, “Reaproveitamento de Alimentos”, “Sustentabilidade: Semeando Espaços Verdes” e “Mudança de Hábitos: Resíduos”.

Em um dos estandes estava Nadir de Almeida Procópio, 50 anos, juntamente com seus colegas de estudo, dando uma lição de como cuidar do meio ambiente por meio do reaproveitamento. “Estamos apresentando aqui uma das muitas formas de contribuirmos com o nosso planeta, o reuso de produtos. Ao utilizarmos o óleo de cozinha para fazermos sabão evitamos a contaminação da água e do solo e ainda podemos obter uma renda extra”, ensinou a aluna ao distribuir receitas de sabão caseiro.

A professora de Ciências e idealizadora do projeto, Virginia Craviée, tem uma vasta expertise com as questões ambientais e considera urgente a mudança de comportamento da sociedade. “Esse projeto visa, principalmente, à mudança de hábitos. Cada um precisa fazer a sua parte para que possamos conseguir grandes resultados, e nós, professores e alunos, estamos fazendo a nossa parte e buscando conscientizar a comunidade da importância dessa questão”.

A coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Jucineide Almeida, também prestigiou o evento e evidenciou a relevância de abordar o assunto com os alunos. “Falar para os nossos alunos sobre sustentabilidade, como cuidar do meio ambiente e qual o papel de cada um é muito importante, pois eles são agentes de transformação da sociedade”.

ESTANDES DESTAQUES

Uma comissão de jurados avaliou e elegeu os três estandes com trabalhos melhores elaborados e expostos, com entrega de troféus e medalhas às equipes. O 1º lugar ficou com o grupo “Sustentabilidade: Semeando Espaços Verdes”. “Reuso do Óleo de Fritura” conquistou o 2º lugar no pódio e “Sustentabilidade: DIY” ficou com a 3ª colocação. Na ocasião, a aluna Deniceia Amâncio também foi premiada pela elaboração da melhor redação que versou sobre sustentabilidade.

Segundo Leidiane Carneiro, diretora do Cepeja, a feira é uma oportunidade de expor para a comunidade um pouco do trabalho realizado com os alunos, como também para levar à sociedade questões atuais e relevantes. “Com o desenvolvimento do projeto e apoio dos professores orientadores, os alunos aprenderam bastante e repassaram um pouco desse conhecimento para seus familiares e a comunidade, buscando sensibilizá-los para as questões ambientais”.

CEPEJA CASTRO ALVES

Criado em 2015 e localizado atualmente na av. Havana, bairro Vila Rica, o Cepeja atende mais de 700 alunos oriundos de 15 bairros, incluindo o complexo Altamira, bairros Tropical I e II e Minérios.
Vale ressaltar que a instituição pública oferece atendimento diferenciado, voltado para atender as necessidades individuais de cada aluno, e recebe novas matrículas o ano todo.

Texto: Messania Cardoso | Semed
Fotos: Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

{gallery}FEIRACIENCIASCEPEJA{/gallery}