FEIRA AMAZÔNICA DE ARTE E CULTURA MOVIMENTA CENTER CIDADE NOVA

publicado: 14/05/2018 12h40

Exposição para vendas vai até 22h e se mostra um diferencial para presentes e decoração de casa

Até o dia 30 deste mês, a população de Parauapebas pode prestigiar a IV Feira Amazônica de Arte e Cultura, exposta no Center Cidade Nova das 10 às 22 horas, inclusive aos sábados, numa iniciativa do Grupo Ypê de Artesanato com total apoio do governo municipal por meio das secretarias de Desenvolvimento (Seden), da Mulher (Semmu), da Cultura (Secult) e do Departamento de Turismo (Detur).

Na feira, belas peças de artesanato produzidas pelos artesãos locais e que se apresentam como excelente opção de presente. Pneus se transformam em peças decorativas que mais parecem vasos de madeira. Lustres em PVC decoram bem qualquer ambiente. Semijoias, caprichosamente trabalhadas em designe bem paraense, atraem olhares principalmente femininos bem como as bijouterias.

Os moveis de madeira são para a vida toda, coisa para quem admira o rústico. Crochê, bonecas, caixinhas de madeira, quadros e muitas outras peças artesanais compõem a feira, que reúne trabalho de 15 artesãos. Até o final do mês serão 25 expositores, informa Rejane Souza, coordenadora do Grupo Ypê.

O Grupo Mulheres de Barro está na feira com o Cenário Educação Patrimonial. Também constam na programação desfile de moda e uma oficina de artesanato, com data ainda a ser divulgada.

A feira tem movimentado o segundo piso do Center Cidade Nova. “Nós temos uma clientela fiel, mas tem muita gente que vem conhecer os nossos trabalhos. Já no segundo dia de feira o movimento cresceu bastante”, conta Rejane Souza, acrescentando que em novembro do ano passado, por ocasião da III Feira Amazônica, o faturamento total dos artesãos chegou a R$ 25 mil em apenas 15 dias.

A dona de casa Celene Costa atesta. “A feira é ótima pra gente encontrar bons presentes e pra comprar peças decorativas pra nossa casa. É muito legal porque tem coisas diferentes”. Nos finais de semana, fica ainda melhor porque tem apresentação do grupo Xuatê Carajás, que deixa o ambiente mais alegre.

FEIRA PERMANENTE

O coordenador de Empreendedorismo da Seden, Roberto Rivelino, informa que o governo vai criar uma feira de artesanato permanente, com barracas padronizadas e toda estrutura necessária para os feirantes trabalharem. A princípio, será na Praça dos Metais. “Nós estamos levando engenheiros na praça para eles analisarem o local. A partir daí, vamos concluir o projeto e apresentá-lo ao prefeito Darci”, adianta Rivelino.

Caberá ao prefeito manter a íntegra do projeto ou promover alguma alteração. Depois disso, a matéria será encaminhada à apreciação pela Câmara de Vereadores. Roberto Rivelino acredita que não haverá qualquer problema para aprovação da feira permanente, que será um incentivo a mais para a cultura de Parauapebas. “Nossa cultura é maravilhosa e temos que incentivá-la”, defende o coordenador de Empreendedorismo.

Texto: Hanny Amoras
Fotos: Piedade Ferreira