Famílias de áreas do PROSAP são remanejadas

publicado: 17/05/2019 10h14

Dando sequencia aos trabalhos desenvolvidos dentro do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), mais de 40 famílias que residem em área de risco, no bairro Rio Verde, estão em processo de retirada do local. Elas são acompanhadas pela equipe técnica social do PROSAP e receberão aluguel social.

“Remanejaremos as famílias neste primeiro momento para uma moradia transitória, custeada com o aluguel social. Posteriormente elas serão contempladas com um imóvel, em conjunto habitacional que será construído com recursos do PROSAP, destinado exclusivamente para as famílias retiradas das áreas de abrangência do programa. Assim, as famílias terão moradia digna, como merecem”, detalhou Zita Brito, assistente social do PROSAP.

“Moro aqui na Rua XV de Novembro, no rio Verde, há sete anos. Já enfrentei com minha família enchentes pesadas do Igarapé Ilha do Coco, ano passado perdi guarda-roupa e micro-ondas. Estou muito feliz em sair daqui, quero muito minha casa própria com melhores condições”, disse Ângela Maria A. da Silva, autônoma, na casa dela moram o seu esposo, dois filhos, uma nora e dois netos.

De acordo com o engenheiro civil do PROSAP, Thiago Batista, a retirada das famílias da localidade [Rua XV de Novembro, parte da Rua Araguaia e da Avenida Liberdade] é necessária para a execução das obras, que devem iniciar no segundo semestre.

OBRAS DO PROSAP

A primeira etapa do PROSAP alcançará parte do Igarapé Ilha do Coco, com ponto de partida na área localizada em frente à Prefeitura e encerramento no bairro Liberdade, quando o igarapé se encontra com o Rio Parauapebas.

Com a conclusão dessas obras, os problemas de enchentes serão eliminados neste trecho e a população poderá usufruir os benefícios da revitalização das margens do igarapé, que contará com infraestrutura para a prática de atividades esportivas, lazer e entretenimento.

Texto: Karine Gomes

Fotos: Bruno Cecim