EXPOSIÇÃO EM ESCOLAS VISA DESPERTAR VALORIZAÇÃO DA GEOLOGIA

publicado: 01/06/2017 18h23

Em alusão ao Dia do Geólogo – comemorado em 30 de maio -, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu nesta quarta-feira, 31, uma exposição de geologia nas Escolas Municipais Eunice Moreira e Antônio Matos Filho, para os alunos do 8º e 9º ano.

Realizada em parceria com a Vale, a ação foi idealizada por um grupo de geólogos e busca realizar visitas a vários órgãos municipais, para despertar na sociedade o interesse pela profissão, além de sanar dúvidas dos participantes a respeito de suas atuações.

Durante a exposição, a equipe do projeto exibiu um material bastante interessante. Através do estereoscópio, os alunos puderam distinguir as diversas formas de relevo; entenderam como funcionam as orientações geográficas por meio de bússolas e GPS; contemplaram fotografias aéreas e manipularam amostras de rochas, minerais, minérios e fósseis.

Segundo a coordenadora técnica de ciências, Margarida Queiroz, a exposição oportunizou aprendizado e aproximou os alunos da realidade regional. “Eles ficaram fascinados com a exposição. A nossa ideia é que eles tenham cada vez mais acesso a este conhecimento. E quem sabe alguns desses estudantes não se tornem futuros geólogos?!”, indagou.

E para deixar os alunos ainda mais informados, os geólogos apresentaram com uso de banners e painéis a evolução da terra até os dias de hoje. Entre uma explicação e outra, surgiam várias dúvidas. Quais as áreas de atuação do profissional de geologia? Como o mercado de trabalho pode absorver novos profissionais? Essas e outras questões foram debatidas durante uma roda de conversa, que tornou o papo mais atrativo.

Teve aluno bastante curioso e satisfeito com a exposição, como o caso da Karina Gomes, 6º ano. “Parauapebas é uma cidade que desperta o interesse pela mineração. Com a palestra, eu acabei me identificando com a geologia. Foi uma oportunidade de pensar na profissão que quero seguir”, comentou a estudante.

Para a geóloga Danielle Freitas, o contato com os alunos foi gratificante. “Parauapebas é uma região que respira mineração, porém muita gente não conhece a importância da nossa atuação. E reforçar a valorização do profissional da geologia para os estudantes foi uma satisfação”, disse a profissional.

VISITA DE CAMPO

A aula de campo é sempre um instrumento facilitador de aprendizagem. Foi o que aconteceu na última sexta-feira, 26, com os alunos do 6º ano dessas duas escolas municipais. Graças ao Projeto Circuito Mineração, eles tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Vale, na mina de Carajás.

O complexo minerador deixou os alunos encantados. “A visita ao Projeto Salobo foi ótima. Eu descobri que lá eles fazem buracos enormes para poder encontrar as riquezas minerais”, disse Hiasmym Victória, 6º ano da escola Antônio Matos.

Texto: Rebeca Rosa | Semed
Fotos: Piedade Ferreira