EXPOSIÇÃO DO “CIRCUITO MINERAÇÃO NAS ESCOLAS” É REALIZADA NO PARTAGE SHOPPING

publicado: 30/01/2018 15h46

Mostra vai até o dia 4 de fevereiro e tem despertado atenção de jovens e crianças

Lições importantes sobre mineração e sustentabilidade foram apreendidas por professores e alunos da rede publica municipal de ensino durante o desenvolvimento do projeto “Circuito Mineração nas Escolas”, em exposição no Partage Shopping até dia 4 de fevereiro.

Durante o passeio pela mostra, o visitante pode conhecer um pouco mais sobre as áreas de extração mineral, os processos realizados, os minérios e suas aplicabilidades, áreas de preservação, além de visualizar por meio de um painel fotográfico as várias ações que envolveram educandos e educadores.

O estudante Guilherme Henrique Aguiar, 8 anos, foi um dos primeiros a conferir a exposição, veio logo na primeira noite. Com olhar atento e a curiosidade típica das crianças, o pequeno não perdeu nenhum detalhe e afirma ter gostado e aprendido bastante.

“Eu aprendi sobre os minérios; eu não sabia que o celular contém níquel, que o ferro está nos carros, nas construções. Aprendi sobre a preservação da floresta e outras coisas”, pontua o estudante, que de tão empolgado pretende voltar ao circuito.

“CIRCUITO MINERAÇÃO”

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e empresa Vale, entre os anos de 2014 e 2017, o projeto tem buscado ampliar o conhecimento das pessoas sobre mineração e sua importância para o sudeste paraense e as práticas sustentáveis da região.

Mais de 48 mil alunos e professores das áreas de geografia, ciências e história foram beneficiados diretamente com ações de formação, visitas às unidades de conservação e operação da Vale, além de palestras, exposições e distribuição de kits de geociências para utilização em sala de aula.

Segundo Valdelice Cardoso, coordenadora do departamento de 3° e 4° ciclos da Semed, o “Circuito Mineração” veio agregar e garantir mais aprendizado.

“Os conteúdos sobre a temática eram trabalhados em sala de aula, muitas vezes de forma abstrata. E, com a aquisição dos kits de geociências, os alunos passaram a manusear os exemplares de minerais, saber sobre a utilidade de cada um, sobre o processo de extração e sua aplicação. Com esse material e as visitas o conhecimento deles passou a ser mais completo, mais rico. Esse conhecimento de forma mais vivenciada e experienciada traz mais aprendizado”, garante a coordenadora.

Segundo Carmene Abreu, gerente de Recursos Humanos da Vale no Pará, o projeto terá continuidade neste ano. “Com esta exposição nós encerramos um ciclo do Circuito Mineração nas Escolas conscientes de que levamos informação relevante sobre a mineração e as contribuições desta importante atividade econômica para a região e para o Estado do Pará. Em 2018 iniciaremos um novo ciclo de trabalho”, informa Carmene.

A EXPOSIÇÃO CONTINUA

Iniciada dia 26 de janeiro, a exposição segue até o dia 04 de fevereiro, conforme os seguintes dias e horários:

Dia: 02/02 (sexta-feira)

Dia: 03/02