EXPOSIÇÃO DESPERTA ALUNOS DA ESCOLA LUÍS MAGNO PARA MATEMÁTICA

publicado: 06/11/2018 16h52

Para alguns estudantes, matemática é uma disciplina chata e muito difícil de ser assimilada. Pensando em transformar essa concepção dos estudantes e ensinar a matéria de forma lúdica e prazerosa, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Luís Magno realizou a II Expomatemática.

A exposição contou com diversos jogos, como dominó numérico, frações equivalentes e formas geométricas, dança das formas geométricas e a peça teatral “Malba Tahan – O homem que calculava”.

Tudo chamou a atenção dos demais alunos da escola e despertou a curiosidade dos funcionários da Prefeitura de Parauapebas, local em que ocorreu o evento, nos dias 29 e 30 de outubro.

Késsia Araújo Dias, aluna do 8° ano, foi uma das que participaram ativamente no projeto, ajudando inclusive a confeccionar os jogos. Para ela, a iniciativa serviu de estímulo não apenas para os estudos. “Adquiri novos conhecimentos, aprendi que a matemática está em tudo, na arte, na dança e nos jogos etc. Foi muito bom desenvolver um trabalho que ajudou outros alunos a desenvolverem o gosto pelos números e ainda extrapolou os limites da sala de aula”, afirmou a jovem.

Assim como vários funcionários da prefeitura, o secretário de Educação, Raimundo Neto, teve a oportunidade de interagir com os estudantes e utilizar os jogos por eles confeccionados. Para ele, o conhecimento e as atividades pedagógicas devem extrapolar os muros das escolas. “São trabalhos criativos e interessantes que ajudam na compreensão dos conteúdos e desenvolvimento de várias habilidades”, avaliou o gestor, que parabenizou a equipe pela iniciativa.

SOBRE O PROJETO

Os professores de matemática Mayara Sábio Furtado e Pedro Ivaldo e a coordenadora Ana Valéria Pinheiro Trés são os responsáveis pela criação e execução do projeto, que envolveu os alunos dos 8° e 9° anos da instituição.

Segundo Mayara, a participação e envolvimento dos alunos conferiu um caráter mais dinâmico para a ação, que atingiu o objetivo proposto de “ampliar conhecimento de matemática e mostrar o quanto a disciplina é importante no dia a dia deles”.

“Para muitos dos nossos alunos, aprender matemática era um desafio, e com o projeto eles aprenderam fazendo, vivenciando na prática e ainda aplicaram tudo que aprenderam com os outros colegas”, ressaltou a coordenadora, acrescentando que os professores de todas as disciplinas deram sua contribuição e que a interação ocorrida durante o período de execução favoreceu o desenvolvimento de uma maior afetividade entre professor e aluno.

Texto: Messania Cardoso | Semed
Fotos: Messania Cardoso e Piedade Ferreira | Ascom