EXPOSIÇÃO DE ARTE REFORÇA IMPORTÂNCIA DA CULTURA DURANTE 28º ENCONTRO DA MULHER

publicado: 22/03/2018 19h30

Artista plástica venezuelana Gina Beltran representou mais uma mulher “de todos os cantos”, com “Metamorfose”

“Sou grata a Parauapebas, terra de povo acolhedor, que nunca me discriminou. Me sinto comprometida com essa cidade e vou retribuir o que estão fazendo por mim”, disse uma mulher de outro “canto”, que veio fazer história em Parauapebas. A artista plástica venezuelana, Gina Beltran encantou os apreciadores da exposição “Metamorfose”, realizado dia 17, no Centro Cultural Mulheres de Barro.

Uma apresentação teatral representando a crise da Venezuela enriqueceu a exposição composta por objetos e pinturas que representam a delicadeza e o talento das mulheres. As obras coloridas e em preto e branco expressam os mais diversos conteúdos. “Quero mostrar para o mundo que aqui em Parauapebas tem umas venezuelanas que representam nosso país, que nosso coração está lá, mas também está aqui”, discorreu Gina.

A exposição atraiu e agradou crianças, jovens e adultos. Na avaliação do estudante Samuel Ribeiro, 12 anos, as telas têm uma característica realista: “Muito bacana, as obras são bem realistas, estou gostando bastante”. “Bonita a exposição, os desenhos são bem legais. Achei interessante e bem criativo”, opinou o jovem aprendiz Emerson Thiago. “Ela já tinha me falado do seu trabalho, mas nunca tinha visto. Achei lindo”, elogiou a costureira Maria Auxiliadora.

Sobre a apresentação teatral representada pela filha da artista, Romynee Davila, Maria Auxiliadora afirmou ter ficado “encantada”. A artesã e presidente do Centro Cultural Mulheres de Barro, Flora Maria, também prestigiou a exposição. “Está excelente. Esse momento veio para consolidar a mulher empreendedora, a mulher de Parauapebas. Acho excelente o apoio que ela [Gina] está tendo da prefeitura”, disse.

Para a professora de sociologia e antropologia Ysa Motta, o momento também representa o desenvolvimento do município. “Estou gostando muito. Acho que é importante pra Parauapebas a gente poder desenvolver a cultura, a arte. Às vezes a gente acha que uma criança só aprende na sala de aula e não é bem assim. O aprendizado se dá de diversas maneiras e a arte é uma delas. A cultura é muito importante para o desenvolvimento de uma cidade”, ressaltou.

METAMORFOSE

Gina contou que sua paixão pela arte começou quando criança. Ela sempre gostou de pintura, e a evolução de seus quadros se deu através dos anos, com muita prática. O tema “Metamorfose” está ligado diretamente a sua vida pessoal. “Estou passando por um processo de transformação, de mudança. A exposição foi uma oportunidade que a Secretaria da Mulher [Semmu] de Parauapebas me deu para celebrar essa nova fase da minha vida”, explicou.

Gina disse que encontrou na arte uma saída para os problemas, alívio para o sofrimento e uma maneira de se expressar. “E é essa mensagem que deixo para as mulheres neste mês especial: não desista, insista, lute pelos sonhos, porque essa é a verdadeira felicidade”, encorajou a artista, que elogiou o tema do 28º Encontro da Mulher: “Acho muito importante a valorização da mulher do campo, da cidade, a mulher lutadora”.

A filha da Gina se emocionou ao representar seu país durante a exposição. “Estou muito orgulhosa pela minha mãe, por essa conquista e por poder estar aqui representando a Venezuela”. Sobre a importância de ser mulher, Romynee reiterou: “A mulher é fundamental, é forte, é ela que carrega a família. Não importa se você é branca ou morena, você é importante”.

Gina representa mais uma mulher “de todos os cantos”, temática escolhida pela Semmu. “Ela acreditou no Brasil e escolheu Parauapebas para construir sua história e isso serve de exemplo para cada uma de nós”, disse a secretária municipal da Mulher, Ângela Pereira.

A mostra abrilhantou a programação do 28º Encontro da Mulher de Parauapebas, que segue até este sábado, 24.

Texto: Rayssa Pajeú
Fotos: Bruno Cecim