Alunos de escolas municipais de ensino também foram contemplados com a 1ª Semana de Formação Cultural de Parauapebas, por meio do projeto Expedição Literária, da Fundação Cultural do Estado do Pará, que conta com atividades como roda de leitura, oficina de arte, contação de histórias, teatro de bonecos, painel literário, música e outras linguagens artísticas. O objetivo é aproximar a cultura e a arte do cotidiano dos alunos.
Uma das ações que mais chamou a atenção foi o ônibus biblioteca. “Percebo que a gente tem que trabalhar muito ainda pra conseguir uma nação leitora. A realização de ações que aproximam as crianças dos livros e valorização de escritores regionais é fundamental para a mudança desse cenário. Proporcionar o contato com esse universo é contribuir para a formação dos nossos leitores”, disse o coordenador da ação de promoção da leitura por meio do ônibus biblioteca, Semias Araújo.
Os alunos ficaram encantados com as ações da expedição literária. “Achei muito incrível o teatro na escola. A leitura pode nos ensinar muita coisa como aprender a ser amigo das pessoas e ajudar o próximo”, comentou o aluno do 5º ano, Charles Santos, de 10 anos. “Achei muito legal, pois estimula a leitura. Quanto mais a gente lê, mais temos conhecimentos para conquistar as coisas”, avaliou a aluna do 4º ano, Mariana Marques, de 9 anos.
A Chico Mendes foi uma das escolas que recebeu a expedição literária. “Recebemos com muita alegria a informação dessa visita. Além de ser uma programação lúdica, ela amplia os horizontes dos alunos, o vocabulário. Eles ficaram encantados ao visitar o ônibus biblioteca. Isso contribui de forma prazerosa para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos nossos alunos”, ressaltou a diretora, Aurilene Vieira.
Texto: Rayssa Pajeú
Fotos: Felipe Borges e Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação – ASCOM | PMP
{gallery}/ANO2019/MAIO/EXPEDICAOLITERARIA/{/gallery}