Exame de mamografia deve ser solicitado nas unidades básicas de saúde

publicado: 04/11/2015 10h33

O exame de mamografia, fundamental para a prevenção do câncer de mama, deve ser solicitado nas unidades básicas de saúde. Para mulheres que tem 40 anos ou mais, basta agendar uma consulta e solicitar ao clínico geral o encaminhamento para o exame. Pacientes abaixo dessa faixa etária só poderão fazer a mamografia a pedido do ginecologista ou mastologista da rede pública.

A realização do exame é feita nas dependências do hospital municipal, porém, o encaminhamento só pode ser feito nas unidades de saúde. Mulheres acima de 40 anos tem o direito de realizar esse exame pelo menos uma vez por ano e com o investimento realizado pelo governo municipal, com a aquisição do mamógrafo esse direito é garantido.

“Faz mais de cinco anos que eu fiz meu exame de mamografia e teve que ser no hospital particular, agora, graças a Deus eu farei aqui pela rede pública e com um equipamento de alta tecnologia”, afirmou Terezinha Gomes Ferreira, que tem 54 anos e foi uma das mulheres que prestigiou a cerimônia de entrega do aparelho de mamografia, realizada na quinta-feira (29).

Durante a cerimônia o prefeito Valmir Mariano destacou os investimentos que tem sido realizado para alcançar uma saúde pública de qualidade em Parauapebas. “Esse mamógrafo é um aparelho de última geração, um exemplo de que temos buscado sempre o melhor para nossa população”, destacou o prefeito.

“Também vamos inaugurar em novembro a UPA e estamos concluindo o nosso novo hospital, já começamos os testes com os aparelhos que vão realizar a hemodiálise, que, assim como o mamógrafo, é outro grande sonho da nossa população que será realizado nesta gestão”, acrescentou Valmir Mariano.

Para o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), João Luiz Ribeiro, a disponibilização do exame de mamografia na rede é um divisor de águas na saúde preventiva das mulheres. “A partir de agora, as nossas pacientes não mais precisarão sair do município para realizar a mamografia, nosso município está de parabéns pela aquisição”, destacou o secretário.

Karine Gomes

Assessoria de Comunicação | PMP