Orientações nutricionais, mostra de alimentos e dicas saudáveis foram ofertados durante a ação realizada na Feira do Produtor, na sexta-feira, dia 26, Dia Nacional de combate à Hipertensão Arterial. A programação marcou o encerramento da campanha de combate à doença, realizada ao longo de toda a semana nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e que teve como objetivo alertar a população sobre os riscos da hipertensão e sobre prevenção.
“O intuito das ações é oferecer orientações nutricionais em relação ao consumo adequado de sódio, como a substituição de ervas para substituir o sal convencional, o que ajuda na redução e combate das hipertensivas”, explicou a nutricionista, Maria Luiza Leão Cavalcante, que é supervisora de saúde alimentar e nutricional da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).
“É muito prático receber orientações nutricionais e de saúde em pleno ambiente de trabalho”, opinou Mayara Araújo, feirante. “Vim aqui na feira para fazer compras para o final de semana e aproveitei pra aprender um pouco mais sobre alimentação saudável”, finalizou a dona de casa Maria da Cruz Alves Carvalho.
O que é hipertensão
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima ultrapassam os 120/80 mmHg (ou 12 por 8), segundo as novas diretrizes clínicas e terapêuticas do Ministério da Saúde.
A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
O problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo.
Programa de controle e combate à Hipertensão Arterial disponibilizado pela prefeitura
O Programa de controle e combate à hipertensão arterial faz parte de ações contínuas, realizadas o ano inteiro, nas UBS’s das zonas urbanas e rural, oferecendo palestras, entrega de medicamentos, consultas especializadas, testes de glicemia e triglicerídeo, aferição de pressão arterial, e atendimento multidisciplinar com nutricionista, psicólogo, odontólogo, assistente social, médico, técnico em enfermagem, enfermeiro e agente comunitário de saúde.
Só em 2018 foram 608 solicitação de exames para diagnósticos de colesterol e triglicerídeo aos usuários do SUS, 49 deles foram encaminhados ao tratamento da doença, por meio do programa. Também foram registrados o atendimento de 1.689 usuários com a verificação de pressão arterial.
Quem pode participar do programa?
Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver casos de pessoas com pressão alta na família, é necessário medir no mínimo duas vezes por ano, em grupos etários prioritários como adultos e idosos, como é possível identificar também em crianças e adolescentes.
Sintomas da pressão alta
Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
Fontes: Ministério da Saúde/Secretaria Municipal de Saúde(Semsa)
Texto: Janaina Ravanelli
Fotos: Luciano Silva
Assessoria de Comunicação – ASCOM | PMP
{gallery}/ANO2019/MAIO/EVENTOFEIRADOPRODUTOR/{/gallery}