ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL PASSAM POR AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

publicado: 30/10/2018 14h39

Mais de 700 estudantes da rede municipal de ensino participaram das provas do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE), realizadas nos dias 23 e 24 deste mês. Composta de provas e questionários de pesquisa de fatores contextuais associados ao desempenho escolar, a avaliação é bianual e faz um diagnóstico em larga escala da educação paraense, numa iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O SisPAE realiza a avaliação de estudantes de escolas públicas estaduais e municipais matriculados no 4º e 8º anos do ensino fundamental e do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, com o objetivo de verificar o desempenho dos estudantes em todo o território paraense; conhecer o perfil de cada grupo de protagonistas (alunos, professores, dirigentes, técnicos) e coletar dados para análises mais detalhadas dos fatores associados ao desempenho escolar.

Em 2016, o sistema contou com a participação de 3.534 escolas, sendo 814 estaduais, 2.714 municipais e seis casas familiares rurais. Naquele ano, 376.830 alunos de escolas estaduais e municipais fizeram as provas cujos resultados apontaram que, em três anos, 33.453 estudantes dos ensinos fundamental e médio saíram do “nível abaixo do básico” em Matemática e 67.316 alunos evoluíram do mesmo nível abaixo do básico em Língua Portuguesa.

INDICADORES AUXILIAM GESTÃO ESCOLAR

Além de aferir o desempenho dos estudantes, o SisPAE gera dados para a elaboração de indicadores que irão auxiliar os gestores educacionais a tomar decisões para dinamizar o ensino e a aprendizagem nas respectivas redes de escolas públicas.

“Essa avaliação irá verificar o quanto os alunos conseguiram aprender em sua vida escolar. Isso permite que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) possa organizar melhor o que está sendo trabalhado em sala de aula. Quando sabemos as habilidades que os alunos precisam desenvolver e focamos nas dificuldades deles fica mais fácil obtermos um bom resultado”, informa o coordenador de referência do município do SisPAE, Josué de Carvalho.

PREPARAÇÃO E EXPECTATIVAS

Sofia Lima Silva, 10 anos, é aluna do 4º ano da Escola Carlos Henrique. Ela conta que foi bem preparada para obter um bom resultado na avaliação do SisPAE e que os pais reconhecem a importância dessa iniciativa. “Essa é a primeira vez que faço uma prova desse tipo, mas estudei bastante em casa e na escola. Estou ansiosa, mas confiante, pois recebi todo apoio de que precisava tanto em casa como na escola,” orgulha-se a estudante.

A coordenadora da Escola Carlos Henrique, Maria Lucélia Pincer da Silva, afirma que os alunos ficaram bastante entusiasmados com a avaliação. “Esse acontecimento é histórico para eles. Ficaram bastante empolgados. Fazíamos atividades e os pais nos ajudavam em casa. Assim conseguimos perceber onde eles tinham dificuldade. Aqui todos os alunos fizeram a prova. Espero que consigam a melhor pontuação, pois eles já apresentam domínio do conteúdo cobrado”, diz a educadora.

Texto e fotos: Sandra Bispo | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP