Estado e prefeitura assinam OS para construção do campus da Uepa em Parauapebas

publicado: 13/04/2021 11h58

Ciências Biológicas e Engenharia de Software estão entre os cursos que devem ser oferecidos no município. Ordem de Serviço fixa 12 meses para entrega da obra.

Parauapebas vive um momento histórico na área da educação: nessa segunda-feira, 12, foi assinada a ordem de serviço para início das obras da construção da primeira etapa do campus da Universidade Estadual do Pará (Uepa). A assinatura foi por meio de videoconferência com a participação do prefeito Darci Lermen e sua equipe de governo, do governador Helder Barbalho e representantes da empresa Vale.

O prédio de dois pavimentos será construído em uma área de 4.554,57 metros quadrados, na PA-275, com sala de aula e de tutorial biblioteca, laboratórios, lanchonetes, blocos de banheiros, administrativo, coordenação e salas de armazenamento e tecnologia da informação (TI).

A obra está prevista para ser entregue em 12 meses. Quando estiver pronto, o campus vai oferecer cursos de graduação como Ciências Biológicas, Licenciatura em Matemática, Engenharia de Software e Licenciatura Intercultural Indígena. Como contrapartida, a Uepa ofertará dois mestrados: Ciências Ambientais e Ensino de Matemática.

A instituição já possui convênio com a prefeitura e oferta cursos de graduação e pós-graduação por meio da Educação a Distância (EAD) e especializações em Gestão Pública, Saúde Coletiva e Teorias e Metodologias em Educação Básica.

A assinatura da ordem de serviço foi muito comemorada por Darci Lermen, afinal desde 2008, quando assumiu a prefeitura pela primeira vez, ele vinha lutando para instalar o campus da Uepa em Parauapebas.

“É uma luta de muitos anos. Pra nós, é fundamental a presença da Universidade Estadual do Pará aqui, pelo volume de conhecimento que vai trazer para a nossa juventude. Nosso município merece por tudo aquilo que representa para o Estado. Agora é momento de conquista e de continuar o trabalho. Essa parceria entre prefeitura, Governo do Estado e Vale está gerando muitos frutos”, ressaltou o prefeito.

E não apenas Parauapebas vai ganhar com o campus, mas também os municípios de toda a região sudeste, conforme destacado pelo governador Helder Barbalho.

“Faltava este momento de consolidar uma estrutura física, definitiva, estruturada, que fará com que a presença da universidade possa ser uma referência educacional superior. A qualidade e a expertise que a Uepa traz, certamente, irá agregar valor à cidade, sendo mais uma oportunidade de ensino superior público, não só de Parauapebas, mas de Eldorado do Carajás, Curionópolis, Canaã dos Carajás e toda a região sudeste do Pará”, apontou o governador.

Cidade modelo

O secretário municipal de Governo, Keniston Braga, informou que a educação com qualidade é um dos eixos do Programa Municipal de Investimentos (PMI), que neste ano dará início a grandes obras em Parauapebas com vista a transformar o município em cidade modelo para todo o País.

Com o PMI, disse o titular da Segov, a estrutura educacional em Parauapebas será não apenas aprimorada, mas ampliada. “E um exemplo disso é a Uepa, um sonho antigo que vem sendo trabalhado e que hoje se torna realidade”, disse Keniston Braga.

Presente na cerimônia on-line, o diretor de Relações Governamentais da Vale, Luiz Santiago, falou da importância de a empresa participar de uma obra tão esperada pela população de Parauapebas.

“É uma satisfação integrar mais esta parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Parauapebas, compartilhando deste objetivo comum de atuar pelo avanço da educação e por contribuir para assegurar mais uma oportunidade de carreira universitária para a nossa população aqui no sudeste do Pará”, disse Santiago.

Texto: Liliane Diniz

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP